ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

Livro de música regional será lançado sábado na Exporã

Redação | 04/03/2010 18:35

No sábado é a vez do município de Ponta Porã, distante 348 quilômetros de Campo Grande, sediar o lançamento do livro "A Música de Mato Grosso do Sul", de autoria das professoras Maria Glória Sá Rosa e Idara Duncan. O evento será realizado na Exposição Agropecuária da cidade, a Exporã.

A obra, valorizada por centenas de fotos coloridas, percorre os caminhos da música urbana, erudita, sertaneja e fronteiriça em 380 páginas onde os compositores e intérpretes recompõem através da palavra as próprias criações ao mesmo tempo em que fazem da música a grande metáfora da cultura de um estado onde convivem identidades, línguas e culturas diferentes.

No capítulo sobre jornalismo cultural, por exemplo, podem ser lidos depoimentos de críticos, pesquisadores e produtores que analisam as influências indígena, boliviana, paraguaia, além das diversas correntes vindas de outras regiões brasileiras.

Durante mais de quatro anos as autoras conviveram com diversos tipos de música, mas foi principalmente o discurso dos compositores que permitiu o levantamento das raízes, o conhecimento da música em suas diferentes dimensões, cuja obra pode até servir de pesquisa para estudantes e público em geral.

O livro, que tem como base a memória dos criadores de música e o interesse das autoras pelo resgate da arte sul-mato-grossense é um projeto aprovado pelo FIC (Fundo de Investimentos Culturais) da FCMS (Fundação de Cultura de MS).

Nos siga no Google Notícias