ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Esportes

Com 2,2 mil atletas, Jogos Escolares 'mais humano' também busca inclusão

Paulo Nonato de Souza e Amanda Bogo | 25/04/2017 16:11
Bruna Vieira de Jesus, atleta da seleção de handebol de Campo Grande, campeã dos Jogos da Juventude de 2016, em João Pessoa, na Paraíba, teve a honra de acender a pira olímpica (Foto: André Bittar)
Bruna Vieira de Jesus, atleta da seleção de handebol de Campo Grande, campeã dos Jogos da Juventude de 2016, em João Pessoa, na Paraíba, teve a honra de acender a pira olímpica (Foto: André Bittar)

Mais do que revelar talentos, abrir caminho para a inserção social de crianças e adolescentes, disse o diretor-presidente da Funesp (Fundação Municipal de Esporte e Lazer), Rodrigo Terra, durante a cerimônia de abertura da 32ª edição dos Jogos Escolares Campo-grandenses, nesta terça-feira, 25, no Ginásio da Mace, região central da cidade.

“A nossa preocupação vai além das modalidades e das disputas por títulos. A intenção é fazer os Jogos Escolares mais humanos possíveis. Mais do que a competição esportiva a intenção é dar vivencia a esses atletas, auxiliar na formação desses jovens atletas, e para que eles tenham nos Jogos a base do seu desenvolvimento”, afirmou Terra.

Com equipes formadas por jovens de 15 a 17 anos (Categoria A) e 12 a 14 anos (Categoria B), serão 15 modalidades em disputa entre hoje e 30 de maio: Atletismo, Badminton, Basquete 3×3, Ginástica Artística, Ginástica Rítmica, Judô, Natação, Luta Olímpica, Tênis de Mesa, Vôlei de Praia, Xadrez, Basquetebol, Futsal, Handebol e Voleibol.

São 2.223 atletas de 201 escolas das redes municipal, estadual e particular de ensino, incluindo o Colégio Militar e o IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul). Por questão de espaço na quadra do Ginásio da Mace, na cerimônia de abertura participaram apenas 560 atletas das modalidades coletivas, representando 56 escolas.

Prefeito Marquinhos Trad brinca com crianças pouco antes da solenidade de abertura dos Jogos (Foto: André Bittar)
Prefeito Marquinhos Trad brinca com crianças pouco antes da solenidade de abertura dos Jogos (Foto: André Bittar)

“Esta é a quarta edição dos Jogos que participo. Gosto muito de participar e me preparo na minha escola para não ficar de fora”, afirmou a atleta de handebol Tamirez Giovana Sanches, 14 anos, da Escola Licurgo de Oliveira.

Também do handebol, Nico Maria da Silva Moura, de 15 anos, atleta da Escola Salso Garcia Bueno, disse que participar dos Jogos significa fazer amigos. “Não é só jogar e buscar vitórias, é uma oportunidade de interagir com outras escolas e encontrar amigos”, ressaltou ela.

Além do diretor-presidente da Funesp, Rodrigo Terra, o prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad, e o diretor-presidente da Fundesporte (Fundação Estadual de Esporte e Lazer), Marcelo Miranda, também participaram da abertura dos Jogos.

Os Jogos Escolares Campo-grandenses servem de base para a formação de equipes nas diversas modalidades para representar a Capital em eventos escolares estaduais. Os campeões de cada modalidade são selecionados para os Jogos da Juventude de Mato Grosso do Sul, competição que serve de referência para formar a delegação do Estado para os Jogos da Juventude em nível nacional.

Nos siga no Google Notícias