ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Esportes

Jogos Campo-grandenses começam hoje com 2.223 atletas de 201 escolas

Paulo Nonato de Souza | 25/04/2017 10:37
Agora de manhã, os últimos preparativos para a cerimônia de abertura dos Jogos Escolares Campo-grandenses (Foto: Marcos Ermínio)
Agora de manhã, os últimos preparativos para a cerimônia de abertura dos Jogos Escolares Campo-grandenses (Foto: Marcos Ermínio)

A trigésima segunda edição dos Jogos Escolares Campo-grandenses começa nesta terça-feira, 25, com 2.223 atletas de 201 escolas das redes municipal, estadual e particular de ensino, incluindo o Colégio Militar e o IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul).

Com equipes formadas por jovens de 15 a 17 anos (Categoria A) e 12 a 14 anos (Categoria B), serão 15 modalidades em disputa entre hoje e 30 de maio: Atletismo, Badminton, Basquete 3×3, Ginástica Artística, Ginástica Rítmica, Judô, Natação, Luta Olímpica, Tênis de Mesa, Vôlei de Praia, Xadrez, Basquetebol, Futsal, Handebol e Voleibol.

A abertura oficial dos Jogos será no Ginásio da Mace, na região central de Campo Grande, com a presença do prefeito Marquinhos Trad, e a fase de competições começa pelo confronto de futsal entre as escolas Mace e Olívia Enciso, previsto para as 16 horas, ou seja, logo após a cerimônia.

De acordo com a programação de abertura dos Jogos, divulgada pela Funesp (Fundação Municipal de Esporte e Lazer), a concentração das delegações para a cerimônia terá início às 14 horas. O fogo simbólico será conduzido por Bruna Vieira de Jesus, atleta da seleção de handebol de Campo Grande, campeã dos Jogos da Juventude de 2016, em João Pessoa, na Paraíba. Ela terá a honra de acender a pira olímpica.

Os Jogos Escolares Campo-grandenses servem de base para a disputa dos eventos escolares estaduais. Por exemplo, os campeões de cada modalidade são selecionados para os Jogos da Juventude de Mato Grosso do Sul, competição que serve de referência para formar a delegação do Estado para os Jogos da Juventude em nível nacional.

“É por onde os jovens atletas iniciam sua vida no esporte, é nos Jogos Escolares municipais que eles começam a mostrar seu potencial e partir daí se desenvolvem”, disse o diretor-presidente da Funesp, Rodrigo Terra.

Na avaliação da treinadora de natação da Escola Funlec, Ana Clara Higa, a participação nos Jogos Escolares é o primeiro passado do atleta para os Jogos Estaduais e depois para as competições nacionais. “É um incentivo ao rendimento para quem escolher seguir carreira no esporte”, acredita.

Nos siga no Google Notícias