ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Esportes

Em manhã animada, alunos do Centro de Referência jogam frescobol no Elias Gadia

Luciana Brazil e Mariana Lopes | 04/09/2012 14:31
(Fotos: Mariana Lopes)
(Fotos: Mariana Lopes)

As quadras de areia da Praça Esportiva Elias Gadia receberam, na manhã desta terça-feira (4), uma garotada bem animada. Acostumados a praticar frescobol em um gramado, hoje os alunos do Cras (Centro de Referência de Assistência Social) do Guanandi tiveram uma experiência diferente e mais próxima do ambiente adequado ao esporte praieiro.

A prática de esportes faz parte do projeto Segundo Tempo do Governo Federal em parceria com a prefeitura, que incentiva e proporciona aos jovens as modalidades esportivas. Em andamento desde maio de 2012, hoje, pela primeira vez, os alunos deixaram o centro de referência para praticar o frescobol ao ar livre.

A modalidade é apenas uma das muitas oferecidas pelo projeto. Cada aluno pratica dois esportes individuais e dois coletivos. A iniciativa do Cras em desenvolver o frescobol surgiu junto da disseminação da modalidade em praças e escolas da Capital.

Hoje, cerca de 50 alunos, de 6 a 14 anos, jogaram frescobol com a presença de dois profissionais do esporte, em turmas divididas em dois períodos, de manhã e à tarde.

Segundo a coordenadora do núcleo do projeto Segundo Tempo, Larissa Trelha, a intenção não é o treinamento, mas educar os jovens por meio do esporte. "É a primeira vez que tiramos as crianças do Cras e levamos para a praça", explicou Larissa.

A presença dos jogadores profissionais, Mario Zeni e Rúbio Moraes serviu como incentivo para os alunos.

Para o atleta Mário, a nossa cultura é de que ganha ou perde, e não de quem está participando. "No frescobol não é assim, é um olhar mais técnico porque não dá para saber quem está ganhando ou perdendo".

O jogador ainda completou dizendo: "Na parte lúdica o esporte mostra que um ajuda o outro. Não tem esporte mais indicado. A dificuldade é fazer a criança mandar a bola na mão do colega, porque eles sempre querem mandar mais forte do que o outro".

O aluno Renan Rodrigues Lima, 12 anos, aprovou a presença dos jogadores. "Gostei muito dos profissionais porque é bom jogar com quem sabe mais para a gente aprender mais", disse de forma madura.

Praticante de várias modalidades, tênis de mesa, capoeira, frescobol, futebol e vôlei, Vinícius de Souza Moraes, também de 12 anos, não vive sem esporte. "Vi no jornal que o esporte ajuda no desenvolvimento da saúde e no crescimento".

As aulas de frescobol são hoje . Três fucnionários do Cras e dois do Proejto Segundo Tempo.

Nos siga no Google Notícias