ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Esportes

Fundado para ser 'o time de MS', Novoperário completa seis anos

Amanda Bogo | 11/10/2016 11:01
Jogadores e torcedores comemoram título da série B do Estadual de 2012 (Foto: Reprodução/Facebook)
Jogadores e torcedores comemoram título da série B do Estadual de 2012 (Foto: Reprodução/Facebook)

Fundado na data que é comemorada a criação do Estado e com o objetivo de ser conhecido como o time de Mato Grosso do Sul, o Novoperário comemora neste dia 11 de outubro seis anos de sua fundação. Criado por torcedores insatisfeitos com a situação e o desempenho do Operário, a equipe conquistou o título da Série B do Campeonato Estadual em sua primeira participação como time profissional.

Hoje, apesar do fraco desempenho no Estadual deste ano, possui centro de treinamento, equipes da categoria de base, time de futsal feminino e jogará a Copa São Paulo de Futebol Júnior em 2017.

Conforme o membro do conselho fiscal e um dos fundadores do time, Éder Cristaldo, a criação do Novoperário é fruto da insatisfação da torcida com o Operário. “Todos os fundadores eram operarianos, e fundaram o Novoperário porque o Operário estava em decadência. A diretoria não correspondia as expectativas, não contratava bons jogadores, o time caiu para a segunda divisão, ficou fora do Estadual. A gente queria unir a paixão pelo Operário a um novo clube”, explicou.

O primeiro desafio dos torcedores foi conseguir escolher o nome do time. “Tentamos registrar com vários nomes e não dava certo, porque não pode ter dois nomes iguais na mesma cidade. Tentamos registrar até em Terenos e não deu certo. Foi quando chegamos no Novo escrito junto e a Federação, a CBF e os cartórios aceitaram”.

Brasão do time (Foto: Reprodução/ Novoperário)
Brasão do time (Foto: Reprodução/ Novoperário)

Apesar da criação do time ter sido feita por alguns torcedores, nem todos os fanáticos pelo Operário aprovaram a decisão. “Tem muito conflito dos torcedores, não da gente com eles, mas deles conosco. Eles são totalmente contra, chama a gente de genérico. Não tem nada de genérico, aqui é um e lá é outro. Temos nossos torcedores, alguns vieram para o nosso lado porque reconheceram o trabalho”, afirmou Éder.

De acordo com Élder, o processo para que o time troque de nome,  com o objetivo de construir a própria identidade e encerrar as discussões com os torcedores do Operário, está em andamento. O Novoperário passará a atender por Novo Futebol Clube. O mascote deixará de ser o galo e será substituído por outro ainda não definido.

Para um dos fundadores, muitas conquistadas foram obtidas nesses seis anos de time dentro e fora de campo. “A gente recebeu vários troféus, foi campeão em várias categorias, neste ano campeão estadual no sub-19 e vamos para a Copa São Paulo, pela primeira vez um torneio nacional. Fomos campeão estadual pela série B. Temos o CT, e somos o único clube em Campo Grande com um, o Cene tinha, mas está parado agora”.

O Novoperário participará da Copa São Paulo de Futebol Júnior, principal competição de categoria de base do país que tem início em janeiro de 2017, e será comandado pelo técnico Mauro Maurílio. A competição é uma oportunidade de mostrar jogadores revelados pela equipe para grandes clubes do cenário nacional, mas não é o objetivo principal do time.

“Os jogadores que são de outros estados estarão de volta após o feriado e os treinamentos vão começar. Nossa intenção é passar da primeira e da segunda fase, além de ter jogadores vistos. Nenhum time daqui passou (para as fases seguintes). Ser campeão é quase impossível, mas a intenção é colocar para aparecer”.

Éder finalizou falando sobre a expectativa do time principal para o Campeonato Estadual no próximo ano. “Quase caímos esse ano, ano que vem esperamos mais. É difícil fazer time em Campo Grande, o custo é alto e não tem apoio de empresa. A preparação para o Estadual começa em dezembro”. 

Com o intuito de arrecadar verba para custear os gastos do time com a disputa da Copa São Paulo e das atividades do time, o Novoperário realiza no domingo (16) um festival de massas na Colônia Paraguaia, a partir das 11 horas. O valor individual do convite é de R$ 20. 

Equipe Sub-19 venceu o Campeonato Estadual deste ano (Foto: Reprodução/Facebook)
Equipe Sub-19 venceu o Campeonato Estadual deste ano (Foto: Reprodução/Facebook)
Nos siga no Google Notícias