ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Esportes

Jogos indígenas começam com 700 atletas de 20 comunidades da Capital

Leonardo Rocha | 03/04/2016 12:38
Jogos indígenas começaram nesta manhã na Praça Elias Gadia (Foto: Leonardo Rocha0
Jogos indígenas começaram nesta manhã na Praça Elias Gadia (Foto: Leonardo Rocha0
Prefeito Alcides Bernal fez a abertura do evento, recebendo uma apresentação dos indígenas (Foto: Leonardo Rocha)
Prefeito Alcides Bernal fez a abertura do evento, recebendo uma apresentação dos indígenas (Foto: Leonardo Rocha)
Jogos terão 700 atletas, de 20 comunidades indígenas de Campo Grande (Foto: Leonardo Rocha)
Jogos terão 700 atletas, de 20 comunidades indígenas de Campo Grande (Foto: Leonardo Rocha)

A 11° edição dos Jogos dos Povos Indígenas começou neste domingo (03), com a participação de 700 atletas, de 20 comunidades de Campo Grande. Realizado pela prefeitura municipal, por meio da Funesp (Fundação Municipal de Esporte), será disputado em seis modalidades, entre elas as tradicionais como lança, cabo de guerra e arco e flecha.

O prefeito Alcides Bernal (PP) fez a abertura do evento, na Praça Esportiva Elias Gadia, dizendo que mesmo em período de crise financeira, o executivo não deixou de realizar esta competição, para valorizar os povos indígenas.

"Resolvemos fazer os jogos, tínhamos uma política para este público, mas foi interrompido pelo golpe que sofremos, voltamos há seis meses, e vamos valorizar as comunidades".

Bernal ponderou que uma forma de ajudar os povos indígenas é através da valorização da sua cultura e esporte. "A administração segue com suas prioridades apesar da crise e nela está a participação dos indígenas, inclusive com representantes na prefeitura".

O coordenador de esportes da Funesp, Marcos Ortega, ressaltou que além das modalidades tradicionais, também haverá provas de atletismo, competição de voleibol e futebol de campo. "Tivemos maior participação desta vez, com 700 atletas de 20 comunidades, uma evolução, pois ano passado tinha apenas 500".

Ele explicou que a prefeitura vai até as comunidades e aldeias urbanas, para conversar com as lideranças, que montam suas equipes na competição. "Os primeiros colocados levam troféus e medalhas e ainda se credenciam para edição estadual, que vai ocorrer em maio".

O titular da Sub-Coordenadoria de Assuntos Indígenas, Adierson Venâncio Mota, da etnia terena, ponderou que o evento deste ano está bem organizado, com a participação da maioria das aldeias e comunidades. "No ano passado não tivemos tanto sucesso em função da instabilidade política, mas agora melhorou, Campo Grande tem 11 mil indígenas nas comunidades e cinco aldeias urbanas, temos a segunda maior população do Estado".

Os jogos ocorrem durante todo domingo, com previsão de seguir até às 20 horas. Cerca de 11 ônibus levaram os representantes e atletas de cada comunidade e aldeia para participar do evento. O começo dos jogos, que teve as modalidades individuais, foi marcado por forte calor.

Nos siga no Google Notícias