ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SEGUNDA  20    CAMPO GRANDE 18º

Esportes

Mesmo com irregularidade em investigação, TJD mantém finais do Estadual

Aquidauanense acusa Novo de escalar jogador irregular, mas torneio não será interrompido

Guilherme Correia | 20/04/2023 12:40
Estádio Sotero Zarate em Sidrolândia, casa do Novo. (Foto: Mauro Silva)
Estádio Sotero Zarate em Sidrolândia, casa do Novo. (Foto: Mauro Silva)

O TJD-MS (Tribunal de Justiça Desportiva de Mato Grosso do Sul) rejeitou pedido de suspensão do Campeonato Sul-Mato-Grossense de 2023. O pedido foi feito pelo Aquidauanense, que acusou o Novo de inscrever um atleta de forma irregular na competição.

O presidente do órgão, Patrick Hernands Santana Ribeiro, entende que a melhor decisão, por enquanto, é manter a competição no estado em que se encontra, rejeitando o pedido de suspensão do campeonato. No próximo domingo (23), Costa Rica e Operário fazem o primeiro jogo que decidirá o título. A partida de volta está marcada para 30 de abril.

Os interessados foram intimados e a decisão foi publicada com urgência. Confira o documento neste link.

Ele afirma pautar as decisões no CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva), que inclui princípios como a moralidade, que visa manter o resultado obtido dentro de campo pelos clubes, a proporcionalidade e razoabilidade, que buscam decisões com menor impacto administrativo e desportivo, e o princípio da prevalência, continuidade e estabilidade das competições.

Pedido - O Aquidauanense apresentou notícia de infração disciplinar desportiva à Procuradoria do TJD-MS contra o Novo, acusando a equipe de incluir jogador de forma irregular em uma partida do Campeonato Sul-Mato-Grossense.

A decisão entende que o resultado da partida será mantido, mas que o clube infrator não terá computados eventuais critérios de desempate e poderá ser excluído. Na temporada, os clubes se enfrentaram duas vezes, ainda na primeira fase, de grupos - na ida, o Novo ganhou por 3 a 0 e, na volta, o Aquidauanense levou a melhor, por 1 a 0.

O documento apresentado relata que o jogador Lisandro Pires, de inscrição CBF nº 609.503, foi incluído pela equipe sidrolandense após o prazo de inscrição para a competição ter se encerrado.

De acordo com o RGC (Regulamento Geral de Competições) da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), o prazo se encerra no dia útil anterior à última rodada da primeira fase da competição. Conforme o documento apresentado pelo Aquidauanense, o jogador teria o dia 17 de março como prazo para ser inscrito, mas apenas foi incluído em 18 de março.

O Aquidauanense pede a eliminação do Novo da competição, seguindo o artigo 214 do CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva), que prevê perda do número máximo de pontos atribuídos a uma vitória no regulamento da competição, independentemente do resultado da partida, prova ou equivalente, e multa de R$ 100 a R$ 100 mil para casos em que há inclusão de atleta em situação irregular para participar de partida, prova ou equivalente.

Nos siga no Google Notícias