ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, DOMINGO  21    CAMPO GRANDE 23º

Esportes

Melhor campanha do Estadual, Costa Rica busca segundo título em 2023

Equipe superou saída de treinador e desligamento do maior artilheiro de MS na trajetória do Estadual

Gabriel de Matos | 20/04/2023 07:08
Elenco do Costa Rica comemorando vaga na final do Campeonato Estadual (Foto: Divulgação)
Elenco do Costa Rica comemorando vaga na final do Campeonato Estadual (Foto: Divulgação)

A grande final do Campeonato Sul-Mato-Grossense de 2023 tem o jogo de ida neste domingo, às 15h, no Estádio Jacques da Luz, em Campo Grande. Operário e Costa Rica jogam. O CREC busca seu segundo título estadual da história. Já o Galo tenta a 13ª taça em Mato Grosso do Sul.

Os dois já estão garantidos na primeira fase da Copa do Brasil de 2024. O campeão conquista vaga para o Campeonato Brasileiro Série D da próxima temporada. O Operário está na atual edição no grupo A7. O Galo só garante divisão nacional para 2024 se for campeão estadual ou subir para a Série C.

O jogo de volta entre as equipes será no dia 30, às 15h, no Estádio Laertão, em Costa Rica. Por ter a melhor campanha, o CREC pode empatar no placar agregado para sair campeão. Não há possibilidade de disputa de pênaltis no Estadual pelo regulamento.

Melhor campanha - A única conquista até o momento do time costa-riquense foi em 2021. Na ocasião, o título veio no hexagonal final. O Costa Rica Esporte Clube foi fundado em 2 de dezembro de 2004. Na presente edição, o Estadual deu a oportunidade de o time disputar pela primeira vez as fases semifinal e final.

A campanha começou no grupo A e a equipe terminou com 19 pontos, sendo seis vitórias, um empate e uma derrota. Na sequência, ficou Operário com 15 pontos, Serc com 13, Coxim com oito e o rebaixado Comercial com dois pontos.

Na fase de quartas de final, o time enfrentou o Aquidauanense. Na ida, perdeu por 1 a 0. Em Costa Rica, a equipe aplicou 2 a 0. O adversário seguinte foi o Ivinhema. O Costa Rica avançou com vitória fora e derrota fora por 1 a 0. Por conta da melhor campanha geral, foi à final.

Atacante Cristiano recebendo homenagem do presidente do clube André Baird (Foto: Divulgação)
Atacante Cristiano recebendo homenagem do presidente do clube André Baird (Foto: Divulgação)

Problemas internos - O CREC protagonizou alguns causos no final da primeira fase. O técnico Rogério Henrique deixou o clube invicto. De acordo com a nota oficial divulgada pela equipe do norte do Estado, o técnico informou que passava por problemas familiares e recebeu uma proposta do Patrocinense, do município de Patrocínio, interior de Minas Gerais.

Outro problema foi com o maior artilheiro do Campeonato Sul-Mato-Grossense na história, o atacante Cristiano com 64 gols. O atleta agrediu um colega de time no mesmo dia que recebeu homenagem do clube pelo feito. No dia seguinte, a diretoria do Costa Rica anunciou o desligamento.

Em nota oficial, o Costa Rica explicou que o fato aconteceu depois da vitória de 3 a 0 sobre o Operário no Estádio Laertão. Mesmo com os problemas, a equipe ficou com a melhor campanha geral, que dá a vantagem na final. Foram 12 jogos com oito vitórias, um empate e três derrotas.

Todos os jogos do Costa Rica no Campeonato Sul-Mato-Grossense de 2023:

Fase de grupos (turno)

  • Costa Rica 2-0 Serc - 1ª rodada
  • Operário 0-1 Costa Rica - 3ª rodada
  • Costa Rica 2-0 Comercial - 4ª rodada
  • Costa Rica 1-0 Coxim - 5ª rodada

Fase de grupos (returno)

  • Serc 3-4 Costa Rica - 6ª rodada
  • Costa Rica 3-0 Operário - 8ª rodada
  • Comercial 2-2 Costa Rica - 9ª rodada
  • Coxim 1-0 Costa Rica - 10ª rodada

Quartas de final

  • Aquidauanense 1-0 Costa Rica - ida
  • Costa Rica 2-0 Aquidauanense - volta

Semifinal 

  • Ivinhema 0-1 Costa Rica - ida
  • Costa Rica 0-1 Ivinhema - volta
Nos siga no Google Notícias