ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Esportes

Multidão supera frio de 11,6º C e participa do Dia do Desafio na Capital

Zana Zaidan | 28/05/2014 10:52
Estimuladas pelos bombeiros, crianças puxaram um caminhão de 18 toneladas (Foto: Cleber Gellio)
Estimuladas pelos bombeiros, crianças puxaram um caminhão de 18 toneladas (Foto: Cleber Gellio)

Realizado simultaneamente em diversos países, o Dia do Desafio fez muita gente sair da cama e praticar atividades físicas na manhã de frio de 11,6°C em Campo Grande. A mobilização surgiu no Canadá, em uma cidadedizinha onde os termômetros chegam aos 20°C negativos, como forma de estimular a população a abandonar as cobertas e se exercitar. Por aqui, as baixas temperaturas intimidaram e, pelo menos na abertura do projeto, no Parque Belmar Fidalgo, a adesão foi baixa - de cerca de 200 pessoas.

A meta é atingir 200 mil campo-grandenses para garantir a vitória contra a Nicarágua, e repetir o feito do ano passado, quando a Capital bateu a cidade chilena de Araucanía, e mobilizou 26,52% da população.

Para isso, a organização do Dia do Desafio mobilizou escolas, empresas e órgãos públicos. Além do Belmar, outros sete parques públicos e 14 academias ao ar livre contam com profissionais de Educação Física, e convidam as pessoas a abandonar a rotina e pratiquem pelo menos 15 minutos de qualquer atividade física.

Paredão de 6m para escalada, montado pelo CMO (Foto: Cleber Gellio)
Paredão de 6m para escalada, montado pelo CMO (Foto: Cleber Gellio)
Amigas se reúnem todas as manhãs para prática de exercícios (Foto: Cleber Gellio)
Amigas se reúnem todas as manhãs para prática de exercícios (Foto: Cleber Gellio)

A estrutura é grande e atrativa para atrair o maior número de pessoas possível - somente durante a abertura, Corpo de Bombeiros, CMO (Comando Militar do Oeste), Guarda Municipal e profissionais da Funesp (Fundação Municipal de Esporte) e Sesc se uniram para oferecer diversas opções de atividades.

Um caminhão auto-bomba tanque, de 18 toneladas, foi arrastado por dez metros por 18 militares. Em seguida, foi a vez das crianças, alunos do Sesc, realizarem o feito. "Nós damos o exemplo, e depois fazemos elas se movimentarem", afirma o sargento Ronaldo Moura.

O Exército mobilizou 40 homenes, que montaram um paredão de escalada, com seis metros de altura, além de organizar diversos tipos de disputa, como cabo de guerra, corridas, entre outras. "A escalada, além de exercitar o corpo, ativa a mente, porque exige raciocínio antes do próximo movimento", explica o sargento Ronaldo.

Antes sedentária, a advogada Olinda das Mercês, 41 anos, viu na atividade física uma forma não só de acabar com o sedentarismo, mas elevar a auto-estima e as relações interpessoais. "Nunca consegui parar em nenhuma academia. Hoje, venho para encontrar as amigas, e saio daqui renovada", conta.

Dia do Desafio - Campo Grande recebe pela 3ª vez o Dia do Desafio. Organizado pelo Sesc e pela Funesp, a meta é reunir 338 mil participantes em Campo Grande, Dourados e Três Lagoas. Cada participante realiza 15 minutos de atividade física, que depois são computadas no site do Sesc, até as 21 horas.

"Enfrentar o frio será nosso desafio. Mas não há hora nem lugar, qualquer um pode parar por 15 minutinhos, em casa, no trabalho, e se exercitar. Campo Grande vai vencer de novo", aposta a coordenadora do evento pela Funesp, Carol Salles.

Nos siga no Google Notícias