ACOMPANHE-NOS    
MARÇO, SEGUNDA  30    CAMPO GRANDE 21º

Esportes

Nadadores de MS disputam seletiva no RJ em busca do sonho olímpico

Os dois nadadores campo-grandenses participam do programa Bolsa Atleta

Por Aline dos Santos | 12/03/2020 15:17
Guiherme Sperandio e Júlia Maria Freitas disputam seletiva de natação no mês de abril. (Foto: Arquivo Pessoal)
Guiherme Sperandio e Júlia Maria Freitas disputam seletiva de natação no mês de abril. (Foto: Arquivo Pessoal)

Dois nadadores de Mato Grosso do Sul vão em busca do sonho olímpico no Rio de Janeiro, que entre os dias 20 e 25 de abril realiza a Seletiva Olímpica de Natação - Troféu Maria Lenk. A disputa vai definir os nadadores que representarão o Brasil nos Jogos Olímpicos Tóquio 2020.

Os campo-grandenses Guilherme Sperandio e Júlia Maria Freitas, ambos da equipe AABB/Uniderp, com o técnico Lucas Hentschke, serão os únicos representantes do Estado. Para a seletiva, os atletas possuem índices em duas provas .

Guilherme nadará os 800 metros e 1500 metros livres; Júlia Maria vai competir nas modalidades 200m Costas e 1500m Livre. A seletiva reúne grandes nomes do esporte: Bruno Fratus, Leonardo de Deus, Guilherme Costa, Ana Marcela Cunha e Etienne Medeiros.

Guilherme Sperandio vem se destacando no cenário nacional. No ano passado, em Vitória (Espírito Santo), durante o Brasileiro, ele conquistou prata nos 400 e 800 metros e bronze nos 1.500 metros livres.

“Em janeiro, os dois fizeram treino intensivo no Rio de Janeiro. Agora, estão treinando direto, de segunda a sábado, com dobra de treino à noite. O Guilherme tem 15 anos e vai nadar num grupo seleto. Só participa quem conseguiu alcançar índice”, afirma Charles Luz Sperandio, pai de Guilherme.

No Brasileiro disputado em Vitória, Júlia Maria subiu ao pódio três vezes: bronze nos 1500 metros Livre, bronze nos 100 metros Costas e Prata nos 200 metros Costas.

“Como família, a gente sonha com a Olimpíadas, mas seria muito pretensioso. A gente briga por uma boa classificação e para se destacar no circuito nacional. Ela tem apenas 15 anos e vai estar num campeonato de altíssimo nível. É um orgulho tremendo, não é qualquer um que chega nessa seletiva”, afirma o pai torcedor Vantuil Domingues de Freitas.

Os dois nadadores participam do programa Bolsa Atleta, do Estado de Mato Grosso do Sul.