A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 23 de Setembro de 2018

12/05/2018 14:27

Projeto que começou nas ruas realiza 1º torneio de beach tennis e basquete

Disputas começam às 15h deste sábado em espaço erguido pelos moradores com ajuda de comerciantes da região

Guilherme Henri e Mirian Machado
Duplas de crianças jogando beach tennis em quadra de projeto no Los Angeles (Foto: Paulo Francis)Duplas de crianças jogando beach tennis em quadra de projeto no Los Angeles (Foto: Paulo Francis)

Há quatro anos, o professor Celso de Oliveira começou a ensinar crianças e jovens do Los Angeles a praticar beach tennis, esporte pouco comum em regiões periféricas. Em pouco tempo, o projeto “abraçou” o basquete e logo alunos de outras regiões também passaram a treinar no bairro. A ideia deu tão certo, que nesta tarde (12) o bairro promove o 1º “Torneio da Amizade” nas duas modalidades esportivas.

No entanto, o que começou nas ruas, hoje conquistou seu próprio espaço. O presidente da associação de moradores, Diego Antunes Espíndola, conta que com ajuda de comerciantes da região, os moradores ergueram estrutura em terreno da prefeitura, que conta com quadra de basquete e de beach tennis.

Quadra de basquete foi construída em janeiro deste ano (Foto: Paulo Francis)Quadra de basquete foi construída em janeiro deste ano (Foto: Paulo Francis)

“A quadra de basquete terminamos em janeiro. Já a de beach tennis foi inaugurada há uma semana”, conta Celso.

O professor explica que trouxe o beach tennis ao bairro com a ideia de tentar quebrar a hegemonia do futebol. Além disso, ele associou o projeto ao bom rendimento dos participantes na escola, sem mencionar o incentivo da pratica esportiva. “A exigência é de que todos precisam estar devidamente estudando e com boas notas na escola. Todo este processo é acompanhado de perto. Já recebemos o retorno das famílias e a maioria que está conosco hoje melhorou muito nos estudos, pois não querem deixar de frequentar as aulas”, comenta.

Além do beach tennis e basquete, o projeto expandiu as aulas para karatê, dança e treinos funcionais. Agora, a ideia, segundo Celso, é conquistar o apoio do Poder Público para trazer uma academia ao ar livre e abranger as atividades para outras modalidades esportivas.

Sandra Aguilera e as duas filhas de 17 anos disputarão torneio de beach tennis (Foto: Paulo Francis)Sandra Aguilera e as duas filhas de 17 anos disputarão torneio de beach tennis (Foto: Paulo Francis)
Idealizador de projeto Celso de Oliveira (Foto: Paulo Francis)Idealizador de projeto Celso de Oliveira (Foto: Paulo Francis)

Sucesso - Renata da Cunha, é uma das professoras do projeto, e destacou no início do projeto a maioria desconhecia o que era o beach tennis. “É um esporte que exige equipamento mais caro e conseguir trazê-lo ao bairro com aulas gratuitas é no mínimo gratificante”, ressalta.

Quem confirma o sucesso do projeto, é a mãe de duas alunas, Sandra Aguilera de Oliveira, 34 anos. Ela conta que, as filhas gêmeas de 17 anos começaram as aulas desde o início da iniciativa e hoje a pratica do esporte se tornou comum dentro de casa. “Também treino e hoje vou participar do torneio. É importante fazer tudo isso junto, ficamos mais unidos”, detalha.

Torneio – O torneio inicia às 15h de hoje. No basquete, a disputa ocorre com a participação de quatro equipes iniciantes, seis na categoria sub-15, 16 no nível adulto e dois times femininos. Já no beach tennis a competição conta com 42 duplas.

Disputadas começam às 15h deste sábado nas modalidades de beach tennis e basquete (Foto: Paulo Francis)Disputadas começam às 15h deste sábado nas modalidades de beach tennis e basquete (Foto: Paulo Francis)


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions