Três Lagoas será palco da 1ª etapa dos Jogos Escolares da Juventude
Competição será realizada entre os dias 16 de maio e 1º de junho
Três Lagoas foi escolhida como cidade-sede da primeira etapa dos Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul 2025, na faixa etária de 15 a 17 anos. A competição será realizada entre os dias 16 de maio e 1º de junho, reunindo mais de 3,2 mil participantes de 63 municípios.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Promovidos pela Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul), vinculada à Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura), os Jogos têm como objetivo fortalecer o esporte escolar, revelar talentos e fomentar a integração entre os municípios do estado.
As competições serão organizadas em três blocos. O primeiro, entre 16 e 19 de maio, terá disputas de xadrez, judô, badminton, tênis de mesa, ginástica rítmica e ciclismo — estas duas últimas com atletas das faixas etárias de 12 a 14 e de 15 a 17 anos. Na segunda etapa, de 19 a 26 de maio, acontecem os jogos de voleibol e futsal, nas primeiras e segundas divisões. O encerramento da etapa, entre 26 de maio e 1º de junho, será com as modalidades de basquetebol, handebol (também nas duas divisões) e vôlei de praia.
A cerimônia oficial de abertura será realizada no dia 26 de maio, às 16h, no Balneário Municipal de Três Lagoas. A escolha da data tem como objetivo favorecer a participação dos atletas das modalidades coletivas, que neste ano competem nos blocos finais — ao contrário de 2024, quando a cerimônia ocorreu no início das disputas.
Karina Quaini, diretora de Gestão de Políticas de Formação Esportiva da Fundesporte, ressaltou o entusiasmo com o início do calendário de competições. “A expectativa é de que seja uma experiência enriquecedora para os atletas, tanto nas modalidades individuais quanto nas coletivas. No caso das coletivas, os melhores jogadores serão selecionados para um período intensivo de treinamentos”, afirmou.
Segundo Karina, Três Lagoas foi escolhida após processo seletivo aberto às prefeituras. “Foi realizada uma vistoria técnica para verificar a infraestrutura esportiva e de hospedagem. Três Lagoas atendeu aos requisitos e demonstrou boa capacidade de acolhimento, com locais adequados para as competições e uma rede hoteleira com capacidade entre 900 e 1.300 leitos.”
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.