ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Ignição

Prefeitura libera academias e clubes de tiro e recomenda uso de máscara

Academias podem reabrir no dia 27 com 30% da capacidade e distância mínima de cinco metros entre alunos

Helio de Freitas, de Dourados | 23/04/2020 13:56
No centro de Dourados, poucas pessoas são vistas usando máscara (Foto: Helio de Freitas)
No centro de Dourados, poucas pessoas são vistas usando máscara (Foto: Helio de Freitas)

Decreto publicado nesta quinta-feira (23) afrouxa ainda mais as medidas sanitárias adotadas para conter a proliferação do novo coronavírus em Dourados, a 233 km de Campo Grande. Assinado pela prefeita Délia Razuk (PTB), o decreto libera o funcionamento de academias de ginástica e clubes de tiro a partir de segunda-feira (27). Também recomenda o uso de máscara pelas pessoas que saírem às ruas.

Fechadas há 33 dias, as academias de musculação poderão voltar a funcionar cumprindo normas e diretrizes determinadas pela Vigilância Sanitária. Só podem atender até 30% da capacidade e devem adotar regras para manter distância mínima de cinco metros entre os frequentadores.

O decreto proíbe contato físico entre alunos e instrutores e aulas coletivas em ambiente interno, determina higienização dos aparelhos após uso de cada aluno e medição da temperatura corporal com termômetro infravermelho. Cada aparelho deverá ter frasco de álcool gel 70% para uso dos alunos.

Os profissionais de educação física terão de usar luvas de látex e máscara de proteção. As aulas terão de ser agendadas previamente para controlar o fluxo de alunos e evitar aglomerações.

As academias terão de instalar barreira sanitária na entrada para medir a temperatura corporal dos alunos com termômetro infravermelho e oferecer álcool gel para higiene das mãos antes da entrada no recinto.

O decreto estabelece que pessoa com temperatura corporal superior a 37,8ºC, incluindo alunos, colaboradores e terceirizados, ficam impedidas de entrar na academia. A prefeitura não veta a presença de pessoas acima de 60 anos de idade, mas recomenda que esses cidadãos e integrantes dos outros grupos de risco não frequentem as aulas.

Clubes de tiro – Já os clubes de tiro terão de colocar álcool gel na entrada do estabelecimento para higienização das mãos, adotar uso de máscara pelos funcionários e medir a temperatura corporal na entrada com termômetro infravermelho. Quem apresentar temperatura de 37,8 graus acima deve ter a entrada recusada.

O distanciamento entre uma pessoa e outra deve ser de no mínimo dois metros e as atividades devem se restringir à prestação de serviço, com horário previamente agendado. As regras também incluem higienização das superfícies internas e bebedouros lacrados e proíbem competições e atividades de lazer.

Máscara - Por fim, o decreto assinado pela prefeita recomenda a utilização de máscaras por todos os moradores que precisem sair de casa e reforça a necessidade de manter o distanciamento social, evitar aglomerações, fazer o uso do álcool em gel e lavar as mãos para evitar a disseminação do novo coronavírus.

Em transmissão ao vivo pelo Facebook, o assessor especial do gabinete Alexandre Mantovani, que representa a prefeita no comitê de combate ao coronavírus, disse que a prefeitura decidiu pela recomendação de uso da máscara devido a opiniões divergentes entre profissionais de saúde. Enquanto uns recomendam, outros alertam que o uso indevido do equipamento pode representar risco ainda maior de contágio.

Dourados tem 11 casos confirmados de covid-19. Na semana que vem, a Secretaria Estadual de Saúde deve iniciar na cidade o drive thru para testes rápidos, com 90 exames por semana – 30 na segunda, 30 na quarta e 30 na sexta-feira.

Nos siga no Google Notícias