ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Interior

Mesmo com multidão nas ruas, prefeitura não vai fechar comércio

Ministério Público pediu anulação do decreto que flexibilizou medidas, mas Prefeitura de Dourados não vai seguir recomendação

Helio de Freitas, de Dourados | 11/04/2020 12:05
Douradenses fazem fila em loja do centro, neste sábado (Foto: Hédio Fazan/Dourados News)
Douradenses fazem fila em loja do centro, neste sábado (Foto: Hédio Fazan/Dourados News)

A Prefeitura de Dourados não vai seguir a recomendação do Ministério Público para novo fechamento do comércio. Nesta semana, o órgão fiscalizador pediu a anulação do decreto que flexibilizou as medidas sanitárias e permitiu a reabertura das lojas e apontou falta de critérios técnicos na decisão tomada pela prefeita Délia Razuk (PTB).

“Não há motivo para fechar o comércio agora”, afirmou neste sábado o assessor especial do gabinete Alexandre Mantovani, representante da prefeita no comitê de combate ao novo coronavírus.

Em entrevista coletiva transmitida pelo Facebook, o assessor especial, que também é o atual presidente da Subseção da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), afirmou que as decisões para flexibilizar as restrições não foram aleatórias, mas com base em fontes científicas e técnicas, ditadas pelo comitê. “As diretrizes repassadas pelo comitê estão sendo cumpridas”, afirmou.

“Por ora não há motivo para o fechamento. Na segunda-feira será feita uma avaliação da situação. A preocupação do MP é com as medidas sanitárias e esses procedimentos estão sendo feitos”, declarou.

Segundo Mantovani, as filas nos bancos e no comércio devem-se à liberação da ajuda financeira de R$ 600 do governo federal e por causa das compras para a Semana Santa e Páscoa.

Na manhã de hoje houve grande aglomeração de pessoas no centro de Dourados, especialmente nas lojas de roupas da Avenida Marcelino Pires. Segundo Mantovani, o Sindicato dos Empregadores no Comércio já notificou os comerciantes para que adotem as medidas para evitar aglomerações e cumpram a determinação de atender com apenas 30% da capacidade.

O assessor da prefeita pediu para a população evitar o conhecido “bater perna no comércio” e disse que as lojas estão abertas com medidas de restrição para permitir às pessoas terem acesso a produtos necessários.

“Não adianta transferir à administração pública a responsabilidade que é de cada cidadão, como precaução, uso de proteção necessária e medidas de higiene. É importante que a população se conscientize e saia de casa estritamente o necessário”, disse Mantovani.

Nos siga no Google Notícias