ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 26º

Jogo Aberto

Água mole em pedra dura

Jogo Aberto | 14/09/2011 06:00

No mesmo barco

A bancada federal de Mato Grosso do Sul recebeu ontem delegação de prefeitos que participam da Mobilização Municipalista Nacional e prometeu apoiar a pressão pela regulamentação da Emenda 29, que ensaia entrar em votação até o fim do mês.

A Emenda 29 é o principal gargalo nas finanças municipais. Na reunião com a bancada, o vice-presidente da Assomasul (Associação dos Municípios do Mato Grosso do Sul) Douglas Figueiredo (Anastácio), disse que as prefeituras não conseguem cumprir os percentuais de gastos em áreas essenciais, como educação e saúde.

Contra a maré

Os prefeitos lutam por uma regulamentação que já se arrasta há 11 anos. Resta saber se outros itens da pauta municipalista, como a derrubada do veto ao projeto que distribui os royalties do pré-sal e a transferência dos ativos da iluminação pública para os municípios vão trilhar pelo mesmo túnel do tempo.

Antenado

O governador André Puccinelli tem interesse especial em uma votação na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, que deve analisar no dia 20 a admissibilidade da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que prorroga até 2015 a DRU (Desvinculação das Receitas da União).

Como o próprio nome diz, o que o governo federal concentra de recursos excedentes da receita não pode ficar vinculado, tornando o repasse a estados cada vez mais magro. O governo deve ganhar mais essa queda-de-braço.

Peregrino do asfalto

O novo reitor da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), Fábio Edir, depois de intensa ‘peregrinação’ nos gabinetes dos deputados estaduais em defesa de mais recursos para a instituição, acabou tendo que amargar um acidente. Seu carro afundou em um buraco no asfalto em rua da Capital.

Debate pleno

Mais de 100 pessoas confirmaram participação na quarta audiência externa do projeto da Ouvidoria da Câmara Federal em Mato Grosso do Sul, que acontece amanhã, às 14h, na Assembleia Legislativa, para receber todo tipo de informação sobre segurança, fronteiras, tráfico, infraestrutura e logística, meio ambiente e turismo e povos indígenas.

A expectativa é para que diante de tantas questões pertinentes, não falte tempo para dissecar todas e apontar para soluções.

Discussão celibatária

Ao inaugurar conjunto habitacional no ano passado, o prefeito de Corumbá, Ruiter Cunha, colocou placa em homenagem (in memorian) a Ana Brittes, ex-militante do Movimento Popular de Luta Pela Moradia.

Agora a Câmara de Vereadores não aprova a indicação, alegando ter sido usurpada na prerrogativa de aprovar homenagens e denominações em bens públicos, além da quebra de sigilo sobre o nome proposto. O projeto foi devolvido. Mas, independentemente da questão orgânica, o nome dado ao conjunto já é de domínio público.

À flor da pele

Acidente com viatura da PM deixou ânimos exaltados e acabou sobrando bofetão em uma criança que bisbilhotava o veículo oficial. Quem assistiu a cena reprovou o descontrole do policial.

Cata milho

O deputado estadual Márcio Fernandes segue lançando pré-candidaturas, em retribuição aos recém chegados ao seu PTdoB. Ontem foi a vez do ex-vereador Marcelo Abdo receber a missão de concorrer a prefeitura de Bandeirantes.

Vocação econômica

A Assembleia Legislativa faz audiência pública hoje para tratar da industrialização em Aparecida do Taboado. A proposta é do deputado Paulo Corrêa (PR), depois de descobrir que a cidade tem grande potencial, infra-estrutura e logística, mas falta mão de obra qualificada à expansão industrial do município. Aparecida do Taboado tem o mesmo perfil econômico de Três Lagoas.

Crédito teen

Jovem entre 16 e 29 anos que explora agricultura terão mais subsídio do governo. O limite de crédito para jovens que tem projeto e assistência técnica aumentou de R$ 10 mil para 12 mil, com juros de um por cento ao ano. O dinheiro pode ser aplicado em qualquer atividade que gera renda, como projetos agropecuários, de turismo rural, de artesanato, implantação de pomar e horta.

Nos siga no Google Notícias