ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
MAIO, SEXTA  23    CAMPO GRANDE 27º

Jogo Aberto

Assembleia reclama de X-9 e perseguição na Polícia Civil

Por Fernanda Palheta, Mylena Fraiha e Jhefferson Gamarra | 23/05/2025 06:00

Rachada - Mesmo unida por lei, a categoria da PC (Polícia Civil) segue com divergências internas, e o racha entre os peritos chegou ao plenário da Assembleia Legislativa. O deputado estadual e policial civil Pedro Caravina (PSDB) usou a tribuna para relatar dois casos que considerou como perseguição.

Perseguidos - O primeiro foi a abertura de sindicância contra cinco peritos papiloscopistas que pediram apoio ao parlamentar para obter um veículo. “Eu os visitei e perguntei o que estavam precisando. Disseram que um veículo ajudaria muito. Pedi que formalizassem, eles enviaram o ofício e eu fiz a indicação ao Governo do Estado”, relatou. A sindicância por insubordinação foi arquivada.

X-9 - Caravina também denunciou que houve envio de denúncia anônima contra os policiais que acompanharam presencialmente a votação do projeto que unificou as carreiras da Polícia Civil. As denúncias incluíam fotos e nomes. “O sindicato pagou a gasolina dos que vieram do interior, os policiais trocaram plantão”, garantiu, afirmando que não houve prejuízo ao serviço público.

Caça às bruxas - O presidente da ALEMS, deputado Gerson Claro (PP), classificou a situação como “caça às bruxas”. Segundo ele, o princípio da legalidade deve ser compatibilizado com outros valores. “Estamos falando de pessoas que vieram apoiar um projeto do Governo, aprovado por esta Casa, e agora viram alvo de perseguição? Chefias que não estão alinhadas com o projeto de Governo não merecem permanecer no cargo”, disparou.

Leão extra - Não, não é homenagem ao Papa Leão XIV, mas o calendário de datas comemorativas do Estado pode ganhar o “Dia Estadual do Leonismo”. A data proposta é de celebrar todo 10 de outubro os serviços voluntários dos membros do Lions Clube. Agora só falta o “Dia Estadual da Criatividade Legislativa”.

Parceria - Durante o leilão da BR-163 realizado em São Paulo, o vice-governador de Mato Grosso do Sul, José Carlos Barbosa, o Barbosinha, representou o Estado e destacou a disposição concreta do governo federal em “reconstruir caminhos” que impulsionem o Brasil rumo ao desenvolvimento. Ao final de seu discurso, Barbosinha fez um agradecimento especial ao presidente da República, por meio do ministro dos Transportes, Renan Filho: “Leve ao presidente Lula o nosso agradecimento”, declarou.

Assembleia reclama de X-9 e perseguição na Polícia Civil
Ministra, presidente e Eloy Terena, mostrando a homenagem. (Foto: redes sociais)

Condecorado - O sul-mato-grossense e secretário-executivo do Ministério dos Povos Indígenas, Luiz Henrique Eloy Amado, o Eloy Terena, recebeu a medalha Grão-Mestre da Ordem de Rio Branco, no grau de Grande Oficial, concedida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A honraria foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) e entregue na manhã de quinta-feira (22).  A medalha, concedida pelo Ministério das Relações Exteriores, é destinada à pessoa que presta serviços relevantes ao país.

Faltei - Ausente na sessão de terça-feira (13), o presidente da Câmara Municipal, vereador Epaminondas Neto, o Papy (PSDB), justificou com viagem a Brasília, onde participou da 6ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios e de uma sessão especial no Senado Federal em comemoração aos 25 anos da LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal).

Cobrados - Papy alertou sobre o risco de colapso fiscal a partir de 2027, lembrando que, quando a União estoura o próprio teto de gastos, os reflexos chegam nos repasses para estados e municípios. Enquanto Brasília concentra poder e verba, as prefeituras ficam com o peso da cobrança popular, disse.

Orando - Durante a viagem, o presidente da Câmara também esteve em reunião da FENASP (Frente Nacional da Política Evangélica), que reuniu políticos da chamada bancada evangélica em diferentes níveis. Em suas redes sociais, o vereador compartilhou registros com figuras como a senadora Tereza Cristina (PP-MS), o deputado estadual Gerson Claro (PP-MS) e o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG).


Nos siga no Google Notícias