ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 26º

Jogo Aberto

Até cabelo é “motivo” para duvidar da mulher na política

Caroline Maldonado, Gabriela Couto e Clayton Neves | 09/03/2022 06:00
Deputada federal Rose Modesto em entrevista ao Campo Grande News (Foto: Arquivo)
Deputada federal Rose Modesto em entrevista ao Campo Grande News (Foto: Arquivo)

Machismo - Durante roda de conversa, em alusão ao Dia da Mulher, na faculdade Insted, na segunda-feira (7), a pré-candidata ao governo de Mato Grosso do Sul, deputada federal Rose Modesto (PSDB) comemorou avanços das mulheres na política, mas reclamou de falas machistas que ainda enfrenta. Ela está com filiação no União Brasil marcada para sábado (12).

Partido no meio - Rose lembrou que nas eleições de 2016, quando concorreu ao cargo de prefeita, alguém questionou que ela “não mudava nem o cabelo há mais de 20 anos, como iria mudar a prefeitura?”. “Tinha homem com cabelo de todo tipo lá e ninguém falou nada”, disse.

Futebol e pescaria - Na época, fizeram ainda comentários sobre o fato de Rose tocar violão. “Do futebolzinho ou da pescaria de vários políticos homens ninguém comenta. Então, por que falaram sobre eu tocar violão? Não vou poder cumprir minha missão na política, por que sou mulher, por que sou de família pobre ou por que meu cabelo tá partido no meio há 20 anos?”, disse.

No Senado – A senadora Simone Tebet (MDB-MS), que já foi chamada de “descontrolada” por ministro, em episódio que rendeu debates sobre machismo, também se posicionou sobre a necessidade da mulher ocupar mais espaço na política. “Mais mulheres em posições de comando são caminho seguro para mais diálogo, mais humanidade, menos ódio, menos mortes. E é disso que nosso país e o mundo estão precisando: de um esforço conjunto para restaurar a esperança e reconstruir o futuro. Nós podemos!”.

Dona Jô - Durante a solenidade em homenagem às mulheres na Assembleia Legislativa, a deputada estadual Mara Caseiro (PSDB) homenageou uma das funcionárias da limpeza da Casa de Leis, conhecida como dona Jô. A senhora fez parte da composição da mesa, sentando ao lado da primeira-dama do Estado, Fátima Azambuja. Além de receber a homenagem com troféu e tudo, ela representou todas as trabalhadoras do setor que foram nominadas pela parlamentar no microfone.

Data marcada - O secretário de Estado de Meio Ambiente, Jaime Verruck, vai se filiar ao PP no próximo dia 20, quando ocorre a solenidade de posse da ministra Tereza Cristina ao partido do Estado. Esperando se lançar a deputado federal nas eleições deste ano, ele deixará o cargo no dia 31 de março.

De saída - Depois de mais de 35 anos no Cidadania, Athayde Nery anunciou em carta aberta que está de saída do partido onde se candidatou aos cargos de prefeito, vice-prefeito, senador, deputado estadual e onde se elegeu vereador de Campo Grande por três mandatos.

Novos projetos - Em anúncio divulgado nesta terça-feira (8), Nery afirmou que é pré-candidato a deputado estadual e que apoiará a candidatura de Rose Modesto ao governo do Estado. Já o Cidadania fechou parceria com o PSDB de Eduardo Riedel.

Mudança – No dia 15, o deputado federal Loester Trutis deixa o União Brasil para se filiar ao PL, partido do presidente Jair Bolsonaro. “Ainda não sei o cargo que vou concorrer. O presidente disse que desde que eu dê o suporte para a Tereza Cristina se eleger ao Senado, posso concorrer a qualquer vaga. A meta dele é fazer ao menos 15 senadores das 27 vagas disponíveis”.

Suplicy vem aí - A figura icônica do ex-senador Eduardo Suplicy marcará presença no aniversário da vereadora Camila Jara (PT). A festa de 27 anos da parlamentar será no próximo dia 11, na Praça dos Imigrantes e será aberta a população.

Nos siga no Google Notícias