A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 24 de Maio de 2018


  • Jogo Aberto
  • Jogo Aberto

    jogoaberto@campograndenews.com.br


25/11/2011 07:00

Caixa de ressonância

Jogo Aberto

Geleia geral

O debate sobre a questão indígena ganha corpo, mas há posições conflitantes sobre como resolver, não apenas um, mas dezenas de problemas relacionados à disputa de terras. Não há como negar que o conflito de posições entre partes envolvidas e governo já superam os próprios objetivos de toda discussão.

Pressão

Ontem os produtores sinalizaram com novas pressões sobre o governo na definição de critério justo para alocar terras e assentar os índios desaldeados. Hoje, na Assembleia Legislativa, a pressão partirá dos movimentos sociais, que exigem ações mais rápidas do governo na solução dos conflitos.

Expectativa

O governador André Puccinelli era esperado ontem na Famasul, para a cerimônia de lançamento da Frente Parlamentar do Agronegócio e do Cooperativismo. Como não pôde comparecer em razão da agenda no interior, ficou a expectativa em relação a presença da secretária de Produção, Tereza Cristina, que também não pôde estar presente.

Faz parte do jogo

Governador André Puccinelli tentou convencer Alcides Bernal (PP) a pensar na ideia de ser candidato a vice na chapa encabeçada pelo PMDB na sucessão do prefeito Nelsinho Trad. O que foi interpretado como manobra, na verdade, é visto como articulação natural. O fato de André buscar acordo na interlocução com a cúpula nacional acabou sendo visto pelo deputado como intervenção.

The flash

O comentário ontem nesta coluna sobre as surpresas que o processo legislativo causam aos parlamentares das bancadas de oposição coincidiu com situação vivida durante a sessão da Câmara pelos vereadores Loester Nunes (PMDB) e Marcos Alex (PT), que não se conformaram com a votação ‘vapt vupt‘ do projeto que proíbe máquina de preservativos em prédios e repartições públicas, incluindo escolas públicas e privadas. De lados opostos, PT e PMDB se uniram para votar contra.

Por acordo de lideranças, o projeto pulou estágios de discussão nas comissões que levariam pelo menos duas semanas. O novo texto foi colocado em votação no vácuo da aprovação do veto do Executivo ao projeto anterior. Antes mesmo do veto ir à votação, já estava tramitando o substitutivo reforçando o veto.

Dever da família

Na abertura da exposição de motivos apresentada como justificativa para tornar expressa em lei a proibição de instalação de máquinas de camisinhas em escolas, o presidente da Câmara, Paulo Siufi, diz que a repercussão do assunto causou discussões equivocadas sobre sexualidade.

“Temos crianças utilizando-se de uma linguagem não compatível com suas idades. A educação sexual cabe à família, não ao Estado”.

Bullying

Outro risco apontado na exposição de motivos do projeto é quanto a má utilização do ’serviço’.

“A instalação de tais máquinas em órgãos e escolas do município poderá acarretar o incentivo ao ato sexual, as brincadeiras constrangedoras, inclusive o bullying”.

Carnívoros

Missões de veterinários da Venezuela e das Filipinas estão chegando para visitar unidades de abate de aves, suínos e bovinos nos Estados do Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e Goiás a partir do próximo sábado até 3 de dezembro.

Repercussão

O jornal Valor Econômico repercutiu ontem os investimentos da empresa integrada de shoppings centers BR Malls na expansão do Shopping Campo Grande, que aumentou a área de lojas em 16%. A meta é elevar o faturamento anual de R$ 18,6 milhões para R$ 29,7 milhões.

Balanço

O prefeito de Dourados, Murilo Zauith (PSB), faz segunda-feira balanço dos 10 meses e lança pacote de obras que serão inauguradas e lançadas durante o mês de dezembro para comemorar o aniversário de 76 anos de Dourados, que transcorre no dia 20. O lançamento do pacote será feito bem cedo, às 7h, no auditório da Aced (Associação Comercial e Empresarial de Dourados).

Gaeco tem suspeita de vazamento
Desconfiança – O Gaeco (Grupo de Atuação de Combate ao Crime Organizado), responsável pela investigação que aponta envolvimento de policiais militare...
DEM e a disputa entre André e Reinaldo
Já escolhi - Sobre a declaração de Puccinelli que estaria "namorando" o DEM, o deputado Zé Teixeira fez brincadeira para dizer de qual lado da disput...
Maioria prefere Lava Jato à Copa do Mundo
Copa? – Pesquisa do Instituto Paraná mostra que, a menos de um mês do Mundial da Rússia, o brasileiro não está muito motivado com o assunto. A consul...
Ex-ministro não errou o “do Sul”, mas...
Gafe - O ex-ministro Henrique Meireles (MDB) em um dos diversos discursos no evento em Campo Grande neste sábado (19) confundiu Mato Grosso do Sul co...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions