ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 19º

Jogo Aberto

Caixa de ressonância

Jogo Aberto | 25/11/2011 07:00

Geleia geral

O debate sobre a questão indígena ganha corpo, mas há posições conflitantes sobre como resolver, não apenas um, mas dezenas de problemas relacionados à disputa de terras. Não há como negar que o conflito de posições entre partes envolvidas e governo já superam os próprios objetivos de toda discussão.

Pressão

Ontem os produtores sinalizaram com novas pressões sobre o governo na definição de critério justo para alocar terras e assentar os índios desaldeados. Hoje, na Assembleia Legislativa, a pressão partirá dos movimentos sociais, que exigem ações mais rápidas do governo na solução dos conflitos.

Expectativa

O governador André Puccinelli era esperado ontem na Famasul, para a cerimônia de lançamento da Frente Parlamentar do Agronegócio e do Cooperativismo. Como não pôde comparecer em razão da agenda no interior, ficou a expectativa em relação a presença da secretária de Produção, Tereza Cristina, que também não pôde estar presente.

Faz parte do jogo

Governador André Puccinelli tentou convencer Alcides Bernal (PP) a pensar na ideia de ser candidato a vice na chapa encabeçada pelo PMDB na sucessão do prefeito Nelsinho Trad. O que foi interpretado como manobra, na verdade, é visto como articulação natural. O fato de André buscar acordo na interlocução com a cúpula nacional acabou sendo visto pelo deputado como intervenção.

The flash

O comentário ontem nesta coluna sobre as surpresas que o processo legislativo causam aos parlamentares das bancadas de oposição coincidiu com situação vivida durante a sessão da Câmara pelos vereadores Loester Nunes (PMDB) e Marcos Alex (PT), que não se conformaram com a votação ‘vapt vupt‘ do projeto que proíbe máquina de preservativos em prédios e repartições públicas, incluindo escolas públicas e privadas. De lados opostos, PT e PMDB se uniram para votar contra.

Por acordo de lideranças, o projeto pulou estágios de discussão nas comissões que levariam pelo menos duas semanas. O novo texto foi colocado em votação no vácuo da aprovação do veto do Executivo ao projeto anterior. Antes mesmo do veto ir à votação, já estava tramitando o substitutivo reforçando o veto.

Dever da família

Na abertura da exposição de motivos apresentada como justificativa para tornar expressa em lei a proibição de instalação de máquinas de camisinhas em escolas, o presidente da Câmara, Paulo Siufi, diz que a repercussão do assunto causou discussões equivocadas sobre sexualidade.

“Temos crianças utilizando-se de uma linguagem não compatível com suas idades. A educação sexual cabe à família, não ao Estado”.

Bullying

Outro risco apontado na exposição de motivos do projeto é quanto a má utilização do ’serviço’.

“A instalação de tais máquinas em órgãos e escolas do município poderá acarretar o incentivo ao ato sexual, as brincadeiras constrangedoras, inclusive o bullying”.

Carnívoros

Missões de veterinários da Venezuela e das Filipinas estão chegando para visitar unidades de abate de aves, suínos e bovinos nos Estados do Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e Goiás a partir do próximo sábado até 3 de dezembro.

Repercussão

O jornal Valor Econômico repercutiu ontem os investimentos da empresa integrada de shoppings centers BR Malls na expansão do Shopping Campo Grande, que aumentou a área de lojas em 16%. A meta é elevar o faturamento anual de R$ 18,6 milhões para R$ 29,7 milhões.

Balanço

O prefeito de Dourados, Murilo Zauith (PSB), faz segunda-feira balanço dos 10 meses e lança pacote de obras que serão inauguradas e lançadas durante o mês de dezembro para comemorar o aniversário de 76 anos de Dourados, que transcorre no dia 20. O lançamento do pacote será feito bem cedo, às 7h, no auditório da Aced (Associação Comercial e Empresarial de Dourados).

Nos siga no Google Notícias