A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 22 de Outubro de 2017


  • Jogo Aberto
  • Jogo Aberto

    jogoaberto@campograndenews.com.br


02/12/2011 07:00

Civilidade

Jogo Aberto

No forno

Sobre o duro pronunciamento do senador Delcídio do Amaral (PT-MS) na tribuna do Senado cobrando da Vale investimento ou ação capaz de agregar valor ao minério das reservas de Corumbá, o Campo Grande News foi informado que a produção acumulada este ano nas duas minas da Vale em Corumbá chegou a 3,87 milhões de toneladas de minério de ferro. A maior parte é exportada para a Argentina e China, por meio da hidrovia do rio Paraguai.

Status

No novo organograma da Vale, o complexo formado pela MCR (Mineradora Corumbaense Reunida) e maciço de Urucum, passou a ser uma Diretoria. Até então, Corumbá era apenas um Gerência. Para a empresa, essa mudança atestaria a importância e sinaliza a disposição de investir mais no Estado.

Esquerda versus direita

Ao lado da troca de responsabilidades pelos conflitos entre índios e fazendeiros no Sul do Estado, assiste-se também a afirmação de posições políticas e ideológicas.

Esse impasse sugere uma força moderadora, em que pese o prognóstico do ex-assessor de Lula e atual secretário de Articulação Social da Presidência da República, Paulo Maldos. Segundo ele, ’agora’ o conflito é uma preocupação grande do Planalto. A diferença é que Lula empunhou a questão fundiária entre suas bandeiras de luta e nem por isso resolveu o inconseqüente legado de Vargas.

Conclave petista

O deputado Laerte Tetila (PT) mobilizou a Comissão de Direitos Humanos, Trabalho e Cidadania da Assembleia Legislativa e acionou a Comissão da Câmara Federal e a Frente Parlamentar Indígena após os últimos casos de violência que resultaram no desaparecimento do cacique guarani Nísio Gomes.

Como resultado, chega hoje a Dourados comitiva parlamentar para ver a situação de perto. São esperados os deputados Domingos Dutra (PT-MA), Erika Kokay (PT-DF), Padre Ton (PT-RO), Luiz Couto (PT-PB) e Antônio Carlos Biffi (PT-MS).

Pé quente

A presença do governador em Brasília acelerou projetos, a liberação de recursos e abriu caminho ao empréstimo que vai arrematar o programa de infra-estrutura do Estado. Na quarta-feira à noite, depois de se reunir executivos do Bird (Banco Mundial)m o Dnit depositava na conta da Agesul R$ 10 milhões para a BR-359. A projeção do governo é pavimentar ao cabo de três anos 550 quilômetros de rodovias.

Eficiência

A agilidade da bancada federal de Mato Grosso do Sul está fazendo escola e provocando uma salutar competição entre os parlamentares, que arrematam todos os caminhos onde há recurso represado. Os campeões são o deputado Edson Giroto (PMDB-MS) e o senador Delcídio do Amaral (PT-MS).

Em Dourados, o deputado Marçal Filho encampou projetos na área de turismo, quebrando a hegemonia do colega Geraldo Resende, ambos do PMDB. Na quarta-feira, Marçal Filho levou o diretor de Turismo da Prefeitura de Dourados, Marcelo Mourão, ao gabinete do ministro Gastão Vieira.

Mau exemplo

Vereador do PT teve veículo apreendido por falta de pagamento de IPVA, licenciamento, seguro obrigatório e dívida de R$ 2 mil em multas. O carro era dirigido pelo pai do vereador, quando foi parado em uma blitz da PM. O flagra aconteceu em Nova Andradina.

Festa

O PT de Campo Grande está anunciando bingo com espetinho e baile amanhã, às 19h30, na Colônia Paraguaia. Segundo o diretório, é uma festa para comemorar as conquistas de 2011.

Cidadã

A desembargadora federal e corregedora regional da justiça federal da 3ª região, Suzana de Camargo Gomes, recebeu ontem o título de cidadã de Ponta Porã.

Natural do Paraná, ela foi juíza federal em MS por oito anos.

Conscientização

Flagrante da reportagem do Campo Grande News no trânsito da Capital mostra que há cruzamentos sem faixa de pedestre e onde elas existem as pessoas as ignoram e, o que é pior, falta fiscalização. Não há como a prefeitura manter um fiscal ou agente de trânsito em cada esquina, mas é possível cobrir alguns dos principais pontos de grande circulação de pedestres, onde a reportagem constatou a deficiência. Outra constatação lamentável é o desrespeito às regras de trânsito por muitos condutores.

Crise da JBS rouba atenção de Temer
Foco na JBS - No Governo do Estado, a vinda do presidente Temer a Mato Grosso não teve a mobilização típica de visitas anteriores de presidentes. Na ...
Temer oscilou sobre decisão de vir para agenda em MS
Às pressas – A vinda do presidente Michel Temer para Mato Grosso do Sul neste sábado foi confirmada em cima da hora. A coluna apurou que tudo indicav...
Detran de MS avalia adesão a parcelar multa no cartão
Ainda não sabemos – O Detran de Mato Grosso do Sul avalia se vai fazer convênios que permitam parcelamento de multas no cartão de crédito. A autoriza...
Delcídio foi "fantasma" em sessão que manteve Aécio
Lembrado – O ex-senador e ex-petista Delcídio do Amaral está longe do Senado desde maio de 2016, quando foi cassado, mas nesta terça-feira foi bastan...



Antes de começar a multar, deveriam começar uma campanha para os pedestres também, em São Paulo por exemplo o pedestre da com a mão avisando que irá passar, aqui o "povo" fica na calçada "vendo" os carros mas não demonstram a intenção de atravessar a rua, e em muitos casos fora da faixa destinada aos pedestres.
 
Eder Corrêa em 02/12/2011 08:17:19
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions