ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 27º

Jogo Aberto

Civilidade

Jogo Aberto | 02/12/2011 07:00

No forno

Sobre o duro pronunciamento do senador Delcídio do Amaral (PT-MS) na tribuna do Senado cobrando da Vale investimento ou ação capaz de agregar valor ao minério das reservas de Corumbá, o Campo Grande News foi informado que a produção acumulada este ano nas duas minas da Vale em Corumbá chegou a 3,87 milhões de toneladas de minério de ferro. A maior parte é exportada para a Argentina e China, por meio da hidrovia do rio Paraguai.

Status

No novo organograma da Vale, o complexo formado pela MCR (Mineradora Corumbaense Reunida) e maciço de Urucum, passou a ser uma Diretoria. Até então, Corumbá era apenas um Gerência. Para a empresa, essa mudança atestaria a importância e sinaliza a disposição de investir mais no Estado.

Esquerda versus direita

Ao lado da troca de responsabilidades pelos conflitos entre índios e fazendeiros no Sul do Estado, assiste-se também a afirmação de posições políticas e ideológicas.

Esse impasse sugere uma força moderadora, em que pese o prognóstico do ex-assessor de Lula e atual secretário de Articulação Social da Presidência da República, Paulo Maldos. Segundo ele, ’agora’ o conflito é uma preocupação grande do Planalto. A diferença é que Lula empunhou a questão fundiária entre suas bandeiras de luta e nem por isso resolveu o inconseqüente legado de Vargas.

Conclave petista

O deputado Laerte Tetila (PT) mobilizou a Comissão de Direitos Humanos, Trabalho e Cidadania da Assembleia Legislativa e acionou a Comissão da Câmara Federal e a Frente Parlamentar Indígena após os últimos casos de violência que resultaram no desaparecimento do cacique guarani Nísio Gomes.

Como resultado, chega hoje a Dourados comitiva parlamentar para ver a situação de perto. São esperados os deputados Domingos Dutra (PT-MA), Erika Kokay (PT-DF), Padre Ton (PT-RO), Luiz Couto (PT-PB) e Antônio Carlos Biffi (PT-MS).

Pé quente

A presença do governador em Brasília acelerou projetos, a liberação de recursos e abriu caminho ao empréstimo que vai arrematar o programa de infra-estrutura do Estado. Na quarta-feira à noite, depois de se reunir executivos do Bird (Banco Mundial)m o Dnit depositava na conta da Agesul R$ 10 milhões para a BR-359. A projeção do governo é pavimentar ao cabo de três anos 550 quilômetros de rodovias.

Eficiência

A agilidade da bancada federal de Mato Grosso do Sul está fazendo escola e provocando uma salutar competição entre os parlamentares, que arrematam todos os caminhos onde há recurso represado. Os campeões são o deputado Edson Giroto (PMDB-MS) e o senador Delcídio do Amaral (PT-MS).

Em Dourados, o deputado Marçal Filho encampou projetos na área de turismo, quebrando a hegemonia do colega Geraldo Resende, ambos do PMDB. Na quarta-feira, Marçal Filho levou o diretor de Turismo da Prefeitura de Dourados, Marcelo Mourão, ao gabinete do ministro Gastão Vieira.

Mau exemplo

Vereador do PT teve veículo apreendido por falta de pagamento de IPVA, licenciamento, seguro obrigatório e dívida de R$ 2 mil em multas. O carro era dirigido pelo pai do vereador, quando foi parado em uma blitz da PM. O flagra aconteceu em Nova Andradina.

Festa

O PT de Campo Grande está anunciando bingo com espetinho e baile amanhã, às 19h30, na Colônia Paraguaia. Segundo o diretório, é uma festa para comemorar as conquistas de 2011.

Cidadã

A desembargadora federal e corregedora regional da justiça federal da 3ª região, Suzana de Camargo Gomes, recebeu ontem o título de cidadã de Ponta Porã.

Natural do Paraná, ela foi juíza federal em MS por oito anos.

Conscientização

Flagrante da reportagem do Campo Grande News no trânsito da Capital mostra que há cruzamentos sem faixa de pedestre e onde elas existem as pessoas as ignoram e, o que é pior, falta fiscalização. Não há como a prefeitura manter um fiscal ou agente de trânsito em cada esquina, mas é possível cobrir alguns dos principais pontos de grande circulação de pedestres, onde a reportagem constatou a deficiência. Outra constatação lamentável é o desrespeito às regras de trânsito por muitos condutores.

Nos siga no Google Notícias