ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Jogo Aberto

Deputados ainda discutem o que é ou não essencial

Gabriela Couto, Adriel Mattos e Caroline Maldonado | 05/10/2021 06:00
Deputado Renato Câmara durante sessão da Assembleia Legislativa (Foto: Alems/Divulgação)
Deputado Renato Câmara durante sessão da Assembleia Legislativa (Foto: Alems/Divulgação)

Votação - Apesar da pandemia da covid-19 estar estabilizando, a Assembleia Legislativa vota nesta terça-feira (4) projeto de decreto legislativo pedindo a prorrogação do estado de calamidade pública de Coronel Sapucaia até o dia 31 de dezembro de 2021. O documento venceu no final de setembro e vai garantir os direitos dos prefeitos administrarem os municípios de forma mais flexível.

Essencial - No mesmo sentido, está o projeto do deputado estadual Renato Câmara (MDB) que irá incluir a prática da atividade de ecoturismo como essencial à população de Mato Grosso do Sul. O texto chegou a ser pautado nas duas semanas que se passaram, mas devido à ausência do autor do projeto foi retirado da ordem do dia.

Lembranças - Durante assinatura da renovação da cessão da área da Cidade do Natal, o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) lembrou que não teve apoio da gestão estadual na época em que foi prefeito de Maracaju, entre 1997 e 2004. "Quando eu era prefeito, passaram duas gestões, e eu não tive esse apoio", comentou.

Agora é diferente - Reinaldo voltou a reforçar que mantém a porta de seu gabinete aberta para todos os prefeitos e comparou o diálogo entre gestores com o governo do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (R). "Governar é construir pontes. Não é construir muros, como quis o ex-presidente americano lá na fronteira do México", disse.

De novo - “Ai, vó, quando você vai crescer?”. Aos risos, a secretária estadual de Educação, Maria Cecília Amêndola da Motta, contou a reação dos netos quando ela quebrou o pulso esquerdo, durante brincadeira de bola com eles.

Convalescência - É com bom humor que ela enfrenta mais um acidente doméstico. Em 2019, pouco depois de ter se recuperado de fratura no tornozelo esquerdo, sofreu outra lesão, no pé. Agora, está com a mão imobilizada e, a exemplo da época que usou cadeira de rodas, não deixou os compromissos de trabalho e foi até a escola estadual Lúcia Martins Coelho na retomada das aulas 100% presenciais.

Favorita - Em função das belezas naturais e disposição do prefeito Cleverson Alves (PP), o “Delegado Cleverson”, para apoiar turismo de esportes de aventura, Costa Rica foi a escolhida no Centro-Oeste para sediar o evento dos irmãos José Elias e Thiago Drews, conhecido como Brou. Atleta Cannondale e Shimano, Brou reúne milhares de seguidores nas redes sociais e foi um atrativo a parte no desafio, que reuniu amadores e atletas.

Ignorou - O evento consta no calendário de provas de 2021 da FMSC (Federação de Mato Grosso do Sul de Ciclismo). No entanto, a federação não informou a lista de categorias praticadas no Estado ao Desafio Brou Centro-Oeste de Mountain Bike e Trail Run, segundo a organização. A listagem era importante para que a organização pudesse criar as mesmas categorias, sem risco de prejudicar atletas federados.

Solução - "Pedimos a lista, mas a federação jogou a bola para gente, falaram para consultar no site da CBC (Confederação Brasileira de Ciclismo)”, explicou Zé Elias. Usando as categorias da confederação, o organizador pediu para os participantes avisarem se houvesse alguma divergência.

Errado - Parece que a federação não deu a devida importância ao evento, apesar da relevância. Na abertura, entre as autoridades, ninguém da FMSC apareceu por lá. Já no calendário, o Desafio do dia 3 de outubro consta com o nome errado “Festival de MTB Costa Rica”, com campos de modalidade, local e organizador em branco.

Resposta - Segundo o vice-presidente da Federação, Carlos César Gimenes, o evento não faz parte do calendário oficial do Estado. “Não é um evento da federação e sim de uma associada. Não foi organizado pela federação e por isso não teve envolvimento da diretoria”.

Nos siga no Google Notícias