A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 24 de Outubro de 2017


  • Jogo Aberto
  • Jogo Aberto

    jogoaberto@campograndenews.com.br


17/10/2016 06:00

Eleitores criam candidata 'do povo' para incentivar voto nulo

Priscilla Peres

Representante - A indecisão do campo-grandense para escolher um candidato no segundo turno das eleições, virou perfil no Facebook. Na semana passada, surgiu o perfil fictício de uma candidata chamada Conceição, cujo número de legenda seria 99, com o intuito de incentivar o voto nulo.

A cara do povo - Na descrição do perfil na rede social, fala que Conceição é uma candidata mulher, que anda de ônibus, utiliza postos de saúde e escolas públicas e que representa 99% da população, por isso a escolha do número. Critica os dois candidatos e se apresenta como alguém que o povo quer, diferente das opções existentes.

Preocupante - O número de abstenções somou 19,20%, o que significa que mais de 114 mil eleitores deixaram de votar. Para o segundo turno, o cenário pode piorar bastante. Além da tendência das pessoas de anular o voto, haverá um ponto facultativo para servidores públicos e muitos podem emendar o fim de semana.

Intensivo – Os dois candidatos à prefeitura estão cientes da tendência atual de anular o voto e têm feito vários discursos e campanhas voltadas aos indecisos. Eles tentam convencer os eleitores a escolher um candidato e exercer o direito de votar.

Recados - Faltando duas semanas para eleição, os candidatos têm se enfrentado mais pelos programas eleitorais, do que em debates, sabatinas ou eventos em entidades, que ocorreram em grande número no primeiro turno, mas nesta segunda etapa ainda não ocorreram. Os eleitores esperam o confronto direto, agora mais incisivo, com apenas dois participantes.

Sem descanso - Servidores municipais de Dourados estão apreensivos. As férias de todo o funcionalismo foi suspensa pelo prefeito Murilo Zauith (PSB) mesmo antes da eleição e ninguém sabe se poderá programar viagem para o fim de ano e janeiro. O motivo seria estratégia para economizar e ajudar a fechar as contas no encerramento da gestão.

Passando o bastão - Délia Razuk inicia nesta semana a transição com o prefeito Murilo Zauith. A prefeita de Dourados eleita pelo PR viajou após a eleição e retorna à cidade para se inteirar sobre a situação da prefeitura antes da posse e começar a definir a equipe.

Tranquila - O Corpo de Bombeiros capturou na última madrugada uma capivara, que sorrateiramente caminhava pelo pátio externo do Aeroporto Internacional de Campo Grande, por volta das 3h da manhã. Ela não chegou a entrar no saguão para embarque ou desembarque, mas ficou acuada quando os bombeiros terminaram com sua caminhada. Foi entregue para Polícia Militar Ambiental.

Empecilhos - O secretário de Saúde, Nelson Tavares, ressaltou que o governo estadual começa as cirurgias eletivas de ortopedia, assim como havia planejado no início do ano passado, mas segundo ele, houveram dificuldades junto a Prefeitura de Campo Grande. O gestor ressalta que por meio da Caravana, vai fazer mais procedimentos, com custo menor e qualidade de primeiro mundo.

Próximos passos - Nesta semana existe a expectativa na Assembleia Legislativa, sobre qual será o caminho da CPI dos Fantasmas, que foi proposta pelo deputado Marquinhos Trad (PSD), inclusive recolhendo 12 assinaturas para investigação. Os trabalham começam apenas depois que o presidente da Casa, Junior Mochi (PMDB), instaurar a comissão e pedir a indicação dos partidos.

Vinda de Temer a MS atraiu poucos políticos
Recepção solitária – Programada em meio ao clima de tensão política sem fim em Brasília, a agenda do presidente Michel Temer em Mato Grosso do Sul no...
Crise da JBS rouba atenção de Temer
Foco na JBS - No Governo do Estado, a vinda do presidente Temer a Mato Grosso não teve a mobilização típica de visitas anteriores de presidentes. Na ...
Temer oscilou sobre decisão de vir para agenda em MS
Às pressas – A vinda do presidente Michel Temer para Mato Grosso do Sul neste sábado foi confirmada em cima da hora. A coluna apurou que tudo indicav...
Detran de MS avalia adesão a parcelar multa no cartão
Ainda não sabemos – O Detran de Mato Grosso do Sul avalia se vai fazer convênios que permitam parcelamento de multas no cartão de crédito. A autoriza...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions