ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 24º

Jogo Aberto

Falha em atendimento pelo SUS rende 1 ação a cada 2 horas

Anahi Zurutuza | 27/09/2021 06:00
Pacientes no corredor de hospital público de Campo Grande. (Foto: Campo Grande News/Arquivo)
Pacientes no corredor de hospital público de Campo Grande. (Foto: Campo Grande News/Arquivo)

SUS no Judiciário – Ao longo do ano de 2021, falhas no atendimento oferecido pelo SUS (Sistema Único de Saúde) em Mato Grosso do Sul renderam ao Judiciário, um processo novo a cada 2 horas. Foram 3.440 ações protocoladas até o dia 24 de setembro, quando o comitê estadual do Fórum Nacional da Saúde do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) se reuniu para discutir as demandas da Saúde no Estado.

Contra convênios – Contra os planos de saúde, de janeiro a setembro, cerca de duas reclamações por dia chegaram à Justiça.

Nome social – Presas em Mato Grosso do Sul terão carteirinhas de identificação com o nome social. A entrega das 11 primeiras foi na terça-feira, dia 21 de setembro. Para o coordenador do Nuspen (Núcleo do Sistema Penitenciário), defensor público Cahuê Duarte e Urdiales, “o reconhecimento de gênero é uma das formas de humanizar a custódia de pessoas LGBTQIA+”.

Gratidão – A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, usou as redes sociais para agradecer a torcida pela sua recuperação. Ela anunciou que testou positivo para o novo coronavírus na sexta-feira (26) pela manhã.

Sem gravidade – “Estou bem, sem sintomas graves e seguindo orientações médicas”, publicou a ministra, desejando um bom fim de semana aos seus seguidores.

Investigação – A contratação da esposa do prefeito de Laguna Caarapã, Ademar Dalbosco (MDB) está sob investigação. Ivanir Munaro Dalbosco ocupa cargo de secretária de Assistência Social. Conforme publicado em Diário Oficial, o MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) abriu inquérito para apurar eventual irregularidade na nomeação.

Nepotismo? – A escolha de parentes para ocupar cargos em prefeitura é polêmica. Embora seja considerado imoral, a Súmula Vinculante 13 do STF (Supremo Tribunal Federal), a última instância do judiciário brasileiro, garante a legalidade das contratações, embora o entendimento seja subjetiva. A jurisprudência define, basicamente, como nepotismo apenas a nomeação pelo chefe do Executivo de parentes para ocupar cargos de caráter técnico, e não político.

Desmatamento – Identificado por meio de imagens recuperadas por satélite, supressão de 199,62 hectares de floresta nativa, sendo 15,63 em área de Mata Atlântica, na zona rural de Corumbá, colocou fazendeiros na mira do MPMS. Inquérito foi aberto para apurar o desmatamento.

Apuração inicial – Conforme já apurado, por meio de mapeamento da Fundação SOS Mata Atlântica, a derrubada da floresta aconteceu 13/07/2015 e 27/01/2017 na Fazenda Pacu. O MPMS quer saber agora se a propriedade tinha licença ambiental para fazer a supressão.

Hexa – Músico que começou a carreira em Mato Grosso do Sul, Michel Teló conduziu pela sexta vez time vencedor do “The Voice”. Desta vez, a vitória foi na versão “kids”. Nesta domingo, seis vozes se enfrentaram, mas a vitória ficou nas mãos de Gustavo Bardim, de 11 anos.

Nos siga no Google Notícias