ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 28º

Jogo Aberto

Força de expressão

Jogo Aberto | 03/11/2011 07:00

Bom dia comadres!

O deputado Maurício Picarelli (PMDB) estreia programa matinal dia 7 na Blink 102 FM, no mesmo horário em que o deputado Alcides Bernal (PP) apresenta o Refazenda na Cidade 97 FM.

Modulação

E por falar no deputado Alcides Bernal, depois das declarações incisivas de que não arredava o foco da pré-candidatura à sucessão do prefeito Nelsinho Trad (PMDB), amparado até nas primeiras amostragens que o colocam na dianteira, ele afirmou estar aberto a conversas sobre alianças. Pelo tom da afirmação, correu logo nos bastidores a especulação de que ele pode inflacionar a disputa entre os pré-candidatos a vice.

O velho problema

O que se debate amiúde entre interlocutores e articuladores, é a chamada ‘musculatura’ dos pré-candidatos, que na linguagem política tem dois significados - cacife político e suporte financeiro.

Acelerado

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Carlos Alberto David dos Santos, disse que o processo administrativo que pode resultar na expulsão de militar envolvido no esquema de contrabando de cigarros será concluído em 30 dias. Segundo ele, os procedimentos da Corregedoria Geral estão mais rigorosos. O ‘enquadramento’ funcional, segundo o coronel, não interfere no processo criminal, no âmbito da Justiça.

Tentáculos

O esquema em que ao menos 23 policiais militares são acusados de cometer crimes e sujar o nome da PM, teria dois outros suspeitos nos quadros do oficialato. As investigações seguem para comprovar (ou não) a ligação dos militares de alta patente com a quadrilha desmantelada na operação Fumus Malus.

Tempo de estio

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) iniciou o julgamento de pedidos de cassação contra 12 dos 27 governadores eleitos e reeleitos em 2010. O primeiro processo, contra a governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini (DEM), foi arquivado.

Os outros 11 processos de cassação são contra Tião Viana (PT-AC); Teotonio Vilela (PSDB-AL); Omar Aziz (PMN-AM); Cid Gomes (PSB-CE); Siqueira Campos (PSDB-TO); Wilson Martins (PSB-PI); Anchieta Junior (PSDB-RR); Antonio Anastasia (PSDB-MG); Roseana Sarney (PMDB-MA); André Puccinelli (PMDB-MS); e Sérgio Cabral (PMDB-RJ).

Última instância

Em sua maioria, os processos contra governadores se baseiam em acusações cíclicas do período eleitoral. No caso do governador André Puccinelli, a coligação adversária entrou com recurso acusando o então candidato à reeleição de abuso de poder político.

Potência

PMDB possui 2.420.327 filiados, quase a população de Mato Grosso do Sul, de 2.449.024 habitantes, segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

De acordo com as estatísticas do TSE, em Mato Grosso do Sul o número de filiados também cresceu em proporção idêntica à nacional, mantendo o PMDB como o maior partido, com 52.072 filiados.

Fora de combate

Depois de dois acidentes domésticos - mordida de porco e coice de cavalo -, o ex-prefeito Ari Artuzi voltou ao hospital com problemas no intestino, com suspeita de câncer. Ainda na família, a sogra, Elza Souza, de 70 anos, está internada há uma semana no Hospital da Vida.

Dividir o pão

A Anoreg-MS (Associação dos Notários e Registradores de Mato Grosso do Sul) promove sábado no Bairro Vida Nova (região do Segredo), a quarta etapa do Mutirão da Cidadania, para levar aos moradores diversos serviços básicos e atendimentos nas áreas social, lazer e saúde.

Ações como essas, que também são realizadas por outras instituições, como o Sesi, têm enorme alcance social e devem ser vistas como compromissos com os princípios socioambientais.

Nos siga no Google Notícias