ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Jogo Aberto

Guerra fiscal

Jogo Aberto | 19/12/2011 07:00

Tabela progressiva

O governador André Puccinelli tem uma explicação bem prática para não aumentar o percentual dos poderes no bolo da receita. Como o repasse é indexado, quanto mais cresce a arrecadação, maior é o repasse.

No caso do Tribunal de Justiça, por exemplo, o índice de 6,8% permitiu evolução de R$ 223 milhões para R$ 352 milhões (em 2010).

Prejuízos à vista

Mato Grosso do Sul é um dos Estados brasileiros que teriam maiores perdas com a mudança da cobrança do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) da origem para o destino, segundo estudo do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

O estudo, divulgado pelo jornal Valor Econômico, mostra que se a alíquota nas operações interestaduais for reduzida e unificada em 2%, haverá perdas, o mesmo ocorrendo caso as alíquotas do ICMS sejam reduzidas para 7% e 4%, como defendem vários Estados no Confaz (Conselho Nacional de Política Fazendária), mas o estudo do BID não considera esta hipótese.

Lucros & Perdas

No ranking projetado pelo BID, os maiores ganhadores com a reforma do ICMS serão o Maranhão, o Piauí, o Rio Grande do Norte e o Rio de Janeiro. Já os maiores perdedores serão os Estados do Amazonas, do Espírito Santos e de Mato Grosso do Sul. As perdas, no entanto, foram estimadas sem levar em consideração os incentivos fiscais.

Aguardente natalino

O senador Antonio Russo (PR) está brindando os amigos com uma boa cachaça de sua ‘reserva especial‘, produzida na fazenda do Cantagalo, em Pedras de Maria da Cruz, em Minas Gerais.

Dúvida shakespeariana

Atuar como cabo eleitoral nas eleições municipais de 2012 é uma das questões mas difíceis que o governador André Puccinelli deve enfrentar na definição da melhor estratégia a ser adotada nas cidades onde partidários e aliados se confrontam, como a clássica disputa em Dourados.

Depois de dizer que não gostaria de ver PMDB se confrontando com Murilo Zauith (PSB) em Dourados, o governador ressalvou que participar ou não da campanha tem probabilidade de 50%.

Biomassa

Mato Grosso do Sul já integra o clube dos produtores de energia a partir do bagaço da cana. A ETH Bioenergia, do Grupo Odebrecht, que investe na biomassa. estuda a ampliação da usina Eldorado da moagem atual de 2,5 milhões de toneladas para 6 milhões de toneladas.

Piloto

O IBGE vai usar a experiência que está sendo feita em Mato Grosso do Sul para aplicar em outros Estados as pesquisas de abrangência territorial, que passarão a ser mais freqüentes. As pesquisas, mais abrangentes, inclui a apuração do INPC além das grandes regiões metropolitanas no eixo Sul-Sudeste.

Navegação segura

O Campo Grande News está operando em nova plataforma de dados, que assegura uma navegação mais rápida e segura. O investimento leva em conta o aumento crescente de acessos e conexões na rede. O novo suporte se assemelha aos grandes portais, disponibilizando grande quantidade de acessos ao mesmo tempo.

Epílogo

A julgar pela posição da cúpula nacional, a convenção do PDT deve ser validada. A legenda, no entanto, ainda deve patinar na tentativa de juntar os cacos, tarefa que não anima o dirigente municipal Paulo Pedra e nem o presidente regional Dagoberto Nogueira, satisfeitos com o quadro que deixa os vencidos de fora.

Exceção

Nas repartições do Poder Judiciário o ano terminou na última sexta-feira, com os tradicionais cumprimentos de fim de ano e troca de presentes. No Estado, com o exercício financeiro se encerrando nesta terça-feira, 20, o serviço público também reduz o ritmo, exceto a máquina arrecadadora, que trabalha até o último dia útil do ano.

Nos siga no Google Notícias