ACOMPANHE-NOS    
AGOSTO, SEGUNDA  03    CAMPO GRANDE 20º

Jogo Aberto

Guerra pelo voto já está nas ruas e nas redes sociais

Por Anahi Zurutuza e Ângela Kempfer | 07/07/2020 06:00
Em grupo "Fora Trad" no WhatsApp, vereador comemora adesivam contra a reeleição do prefeito (Foto: Reprodução)
Em grupo "Fora Trad" no WhatsApp, vereador comemora adesivam contra a reeleição do prefeito (Foto: Reprodução)

Guerra pelo voto - A campanha começou para valer, já com turma a favor e contra se posicionando abertamente. Nos grupos de WhatsApp, circulou ontem (6) imagem com comemoração do vereador Epaminondas Vicente Silva Neto (Solidariedade) de adesivagem “bombando” contra o prefeito Marquinhos Trad (PSD).

Santinhos – Alguns disfarçados, outros não, os “santinhos” virtuais dos pré-canditatos também estão sendo distribuídos à vontade.

Propaganda antecipada – A divulgação das candidaturas, porém, pode configurar propaganda eleitoral antecipada. É que com a mudança da data das eleições para novembro, a publicidade, inclusive na internet, está liberada somente a partir de 26 de setembro, último dia para o registro das candidaturas.

Freguesa – Virou festa. Novamente a senadora Soraya Thronicke (PSL) usou as redes sociais para avisar que o celular foi clonado, mesmo com a “dupla verificação habilitada”. É a terceira vez desde que assumiu o cargo em Brasília. “Os criminosos não estão para brincadeira. Absurdo”, postou a senadora.

Sem voo - A tragédia da covid-19 teve ao menos um ponto positivo para a economia no Brasil. Como ninguém mais pode viajar e a maioria dos servidores públicos está em home office, as despesas com viagens bancadas pelo governo federal caíram 75,2%.

Despencaram - A economia é grande, de R$ 199,6 milhões ao menos nos gastos com diárias, passagens e transporte durante 3 meses, de março a maio deste ano. A maior redução foi nas despesas com viagens internacionais, que despencaram 86%.

Até táxi - Mas até os custos com o TáxiGov, aplicativo para deslocamentos de funcionários em Brasília, ficaram 60,9% menores.

Comida boa – Na lista de gastos ressarcidos por meio da verba indenizatória dois restaurantes em Campo Grande parecem estar entre os preferidos de alguns deputados estaduais. O Vermelho Grill e o Madero aparecem várias vezes nas contas divulgadas por mais de um parlamentar no Portal da Transparência da Assembleia Legislativa.

Live – Na quarta-feira (8), a Câmara de Campo Grande recebe o ex-ministro Luiz Henrique Mandetta para na live semanal promovida pela Comissão Especial em apoio ao Combate à Covid-19. O evento será fechado ao público e transmitido pela página da Casa no Facebook.

Ferrados – No campo aberto a comentários de pesquisa feita pela Prefeitura de Campo Grande sobre o impacto da pandemia do novo coronavírus na Capital, teve entrevistado “sincerão”. “Estamos todos ferrados”, respondeu um dos participantes, conforme anotado na lista de frases ditas pelos consultados.