ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 21º

Jogo Aberto

Juíza “esvazia” abrigos para crianças em cidade de MS

Anahi Zurutuza, Jéssica Benitez e Gabriela Couto | 26/07/2022 06:00
Menino indígena brinca com pilhas. (Foto: MPF/Divulgação)
Menino indígena brinca com pilhas. (Foto: MPF/Divulgação)

Surpreendente – Em dois meses de atuação em Itaquiraí, a juíza Lídia Geanne Ferreira e Cândido “esvaziou” casas de acolhimento da cidade, devolvendo às famílias extensa (avós, tios, primos, por exemplo), crianças que haviam sido retiradas dos pais, parte delas, indígenas. O resultado foi considerado surpreendente e inspirador pela juíza Katy Braun do Prado, da Vara da Infância, da Adolescência e do Idoso da Capital, que acredita ter assistido aí “nascer uma nova juíza da Infância”.

Posse recente – Lídia ingressou na magistratura sul-mato-grossense em setembro de 2021, fez o curso de aperfeiçoamento e, em janeiro desse ano, foi designada para atuar na comarca de Itaquiraí. Uma das primeiras atitudes que tomou foi visitar abrigos e compreender a realidade dessas crianças. “São casos de omissão, negligência e abandono que exigiram uma atuação efetiva e prioritária do Poder Judiciário, da Defensoria Pública, do Ministério Público, dos servidores e da rede de atendimento na proteção integral das crianças e adolescentes da comarca”, explicou, completando que não esperava tamanha repercussão entre os colegas.

Em 30 dias – Adélio Bispo de Oliveira, autor da facada no presidente Jair Bolsonaro (PL), foi avaliado por psiquiatras forenses nesta segunda-feira (25), na Penitenciária Federal de Campo Grande. Mas, os laudos dos exames que definirão se ele continuará na cadeia ou poderá voltar a viver em sociedade estão previstos para serem divulgados em até 30 dias.

Suspeita – Quadrilha investigada no Espírito Santo e outros estados por furtos a imóveis localizados em condomínios de luxo pode ter agido em Mato Grosso do Sul. A informação é do delegado Gianno Trindade, da Delegacia Especializada de Segurança Patrimonial (DSP) de Vitória (ES), que deu entrevista ao Estadão no fim da tarde de ontem (25) sobre a prisão de Tamara Romina Ramos Dimas, de 18 anos, peça-chave nas investigações, pois era a "isca" do bando para burlar a vigilância e invadir os apartamentos.

Recomendação – A Corregedoria do TRF3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região) recomendou que juízes, sempre que necessário, nomeiem intérpretes para que réus indígenas possam melhor se comunicar e peçam perícias antropológicas antes de analisar causas envolvendo essas comunidades. As orientações são para garantir que “as peculiaridades do processo intercultural” sejam respeitadas.

Expectativa - Ala Lulista do MDB nacional ingressou com representação no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) pedindo que a convenção partidária que deve oficializar Simone Tebet candidata à presidência da República no próximo dia 27 seja adiada. A alegação usada é de que não se pode fazer o evento de forma virtual, tendo em vista que a votação para aprovação da chapa deve ser sigilosa.

Realidade – Na verdade, a corrente que apoia o ex-presidente Lula e tem como integrante o senador Renan Calheiros quer mesmo é ganhar tempo jogando a decisão para 5 de agosto, último dia do prazo final para realização de convenções, e até lá, rediscutir o potencial de Simone na corrida presidencial.

Ameaça - O vereador João César Mattogrosso (PSDB) registrou boletim de ocorrência na Polícia Civil para investigar suposta ameaça que recebeu no aplicativo WhatsApp. Ele alega que um número desconhecido com prefixo 11 teria ameaçado expor sua intimidade, após ele investigar denúncias do ex-prefeito, Marquinhos Trad (PSD).

Futuro incerto - O vereador Tiago Vargas (PSD) ainda não sabe se será homologado candidato na chapa proporcional do partido. Depois de tentar deixar a legenda e ser impedido, o parlamentar agora está no grupo que pede uma CPI contra o ex-prefeito e pré-candidato a governador da legenda, Marquinhos Trad. Ele alega que só saberá do futuro nas eleições deste ano no dia da convenção, marcada para o próximo sábado, dia 30.

"Paulos" em festa – Nesta segunda-feira (25), o deputado estadual Paulo Corrêa (PSDB) e o ex-vereador Paulo Siufi publicaram homenagens nas redes sociais às suas respectivas companheiras. Por coincidência, as duas fazem aniversário nos mesmo dia. Quem também comemorou o aniversário nesta segunda-feira (25) foi o deputado estadual Paulo Duarte (PSB).

Nos siga no Google Notícias