ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 20º

Jogo Aberto

Logo, logo

| 16/02/2013 07:00

A eleição para presidência do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul vai acontecer rapidamente, como determinou a ministra Nancy Andrighi, corredora do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Já na próxima terça-feira, os sete juízes do TRE-MS vão se reunir, a partir das 17 horas, para cumprir a decisão liminar.

Porque
Nesta sexta-feira, por efeito desse decisão, o desembargador Atapoã da Costa Feliz assumiu, interinamente, a presidência do TRE-MS, no lugar do desembargador Josué de Oliveira, cuja eleição foi anulada. Nancy entendeu que é ilegal reeleição para presidência de TRE e Josué já tinha sido presidente na gestão anterior.

Pré-campanha
A sucessão para o Governo do Estado é só em 2014, mas é óbvio que as articulações, e até as ações com jeito de campanha já começaram. E como cada um usa as “armas” que têm, o senador Delcídio do Amaral, virtual candidato do PT ao Governo, está fazendo o possível para aparecer em solenidades realizadas pelos órgãos federais que tem dirigentes ligados ao PT no Estado, como o MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário)

Tucanos e petistas
Em ação recente de entrega de máquinas, além de Delcídio, estavam outros prováveis candidatos em 2014, entre eles Reinaldo Azambuja (PSDB), cotado para disputar o Senado, e Vander Loubet, que deve tentar a reeleição.

Cargo federal
O doutor em aquicultura e professor da UFMS Celso Benites assumiu nesta semana o cargo de coordenador de projetos da Superintendência da Pesca e Aquicultura. A nomeação dele foi publicada no “Diário Oficial da União” e assinada pelo ministro Marcelo Crivella.

Currículo
Benites atua na UFMS há três década nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. É conhecido, principalmente, pelas pesquisas envolvendo a piscicultura no Estado. Ele afirma que é, justamente nessa área que pretende focar sua atuação, com projetos que ajudem a alavancar a produção de pescado.

Meta
O incentivo à piscicultura esta no Plano de Safra brasileiroO objetivo desse plano é tornar o Brasil o maior produtor mundial de pescado. Atualmente, o consumo mundial é de 126 milhões de toneladas anuais e a projeção dos especialistas é de que serão necessárias mais 100 milhões de toneladas até 2030 para atender ao crescente consumo de pescado no mundo.

O retorno
O veterano político João Leite Schimidt está prestes a voltar à cena política estadual. O presidente regional do PDT, Dagoberto Nogueira Filho, anunciou que vai deixar o cargo e indicar Schimidt para a função, a qual já ocupou antes de 2010.

Elixir..
Alegando idade avançada, Schimidit deixou a presidência de honra do PDT (cargo honorífico) em fevereiro de 2011. Agora está voltando e para cargo com poder decisão, a presidência da Executiva Regional. Pelo jeito o poder rejuvenesce, ou pelo menos tem esse efeito para Leite Schimidt.

Cadê?
O secretário de Receita de Campo Grande, Gustavo Freire, não apareceu nem para incentivar o contribuinte a pagar em dia o tributo que é a principal receita da Prefeitura, o IPTU, cujo prazo para pagamento à vista e para primeira parcela venceu ontem. Freire, acusado pelo Ministério Público Federal de receber propina para liberar cargas da Receita Federal em Corumbá, não concedeu nenhuma entrevista desde que assumiu a função.

Nos siga no Google Notícias