ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 24º

Jogo Aberto

Na boca do funil

Jogo Aberto | 08/09/2011 06:00

Prévias

O governador André Puccinelli disse que em 1º de setembro começa a receber as primeiras avaliações sobre os potenciais candidatos do PMDB nos principais colégios eleitorais do Estado, especialmente Campo Grande, Dourados e Três Lagoas.

Sobre a Capital, repetiu que o candidato a ser apoiado pelo seu grupo político pode não ser necessariamente do PMDB.

Especulações

Na eventualidade do candidato à sucessão de Nelsinho Trad sair de um partido aliado, PR ou DEM, por exemplo, é praticamente certo que o PMDB indicará o vice. Na fila já estão Carlos Marun, Edil Albuquerque e Paulo Siufi.

Sonhos guaranis

O Paraguai pode ser o destino do ex-governador Zeca do PT caso seja nomeado para cargo executivo na Petrobras.

Portabilidade bancária

O governo aposta na ‘ignorância’ dos servidores sobre a portabilidade bancária para manter a carteira de consignados no BB.

Assim como é possível mudar de operadora de telefone celular, os consumidores podem também fazer a portabilidade de crédito, que é a transferência, por solicitação do cliente, da operação de financiamento de uma instituição financeira para outra, que ofereça condições melhores em relação a juros, segundo decisão da Justiça.

Doação eleitoral

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) ajuizou Ação Direta de Inconstitucionalidade no Supremo Tribunal Federal (STF) em que pede que sejam declarados inconstitucionais dispositivos da legislação eleitoral que autorizam doações de empresas a candidatos e a partidos políticos. Na ação, a entidade também requer que seja estabelecido um limite para as doações feitas por pessoas físicas.

Para a OAB, "a infiltração do poder econômico nas eleições gera graves distorções”, como a desigualdade política, na medida em que aumenta a influência dos mais ricos sobre o resultado dos pleitos eleitorais, e, consequentemente, sobre a atuação do próprio Estado. Também haveria prejuízos, na visão da entidade, quanto à possibilidade de sucesso eleitoral dos candidatos que não têm patrimônio para suportar os gastos de campanha nem acesso aos financiadores privados.

Protesto solitário

Depois que o palanque oficial das comemorações da Independência estava totalmente vazio os manifestantes do Grito dos Excluídos se apresentaram na rua 14 de Julho.

Batalha

O PSD segue na batalha pela legalização. O desembargador Joenildo de Souza Chaves pediu vistas do pedido de registro da legenda durante julgamento no TRE-MS.

Chaves pediu prazo para analisar melhor os fundamentos do pedido de impugnação feito pelo DEM e PTB. O TRE-MS volta a julgar o caso na próxima segunda-feira.

Pé na estrada

Outra legenda noviça, o PRP, continua estruturando as comissões provisórias no interior e já escolhendo, por antecipação, os pré-candidatos do partido às eleições municipais. O PRP seria, segundo especulação, um braço velado do PMDB.

Vestibular

O desafio nos próximos dias é robustecer as legendas e assim ganhar força nas negociações das alianças. O PMDB destacou interlocutores para estabelecerem metas de filiações, mas constatou que os próprios aliados estão cooptando suas lideranças, estimulando adversidades que podem comprometer futuras alianças.

Homenagem

O Dia do Médico Veterinário, que transcorre no dia 9 de setembro, terá sessão de homenagem hoje, na Assembleia Legislativa. A cerimônia, marcada para às 20h, foi proposta pelo deputado Márcio Fernandes (PTdoB), que é veterinário.

Nos siga no Google Notícias