ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Jogo Aberto

Neta de cacique se encontra com Nobel da Paz

. | 03/11/2014 06:00
Jojara (com cocar vermelho) em evento de premiação de Malala. (Foto: World's Children's Prize)
Jojara (com cocar vermelho) em evento de premiação de Malala. (Foto: World's Children's Prize)

Ilustre - Neta de cacique Nizio Gomes, assassinado em 2011 em Mato Grosso do Sul, se encontrou na sexta-feira passada com Malala Yousafzai, ganhadora do Nobel da Paz, 2014. A guarani Jojara Gomes esteve também com a rainha Silvia, da Suécia, durante o evento de entrega do prêmio “Crianças do Mundo”.

Voz mirim - Jojara representa a luta das crianças indígenas brasileiras pela dignidade nas aldeias e leva a realidade de Mato Grosso do Sul ao mundo. O avô morreu defendendo a demarcação da área indígena Guaiviry, reivindicada pelos guarani kaiowá desde 2004. O território fica entre Ponta Porã e Aral Moreira.

Famosos - Os índios sul-mato-grossenses são destaque mundo afora. No mês passado, o astro de Hollywood Leonardo DiCaprio fez questão de tirar fotos com Marcos Terena, representante brasileiro em manifestações antes da cúpula do clima de Nova Iorque.

Domingão - O prefeito Gilmar Olarte e a primeira dama acordaram cedo no domingo e engataram em um passeio por pontos tradicionais de Campo Grande. A primeira parada foi para pegar jornais semanários na Afonso Pena, costume bem campo-grandense.

Campeã - Os dois foram também à Praça Ary Coelho, que passa por obras de revitalização. Andréia Olarte jogou até dominó com os aposentados que sempre estão por ali e, segundo a assessoria, ganhou todas as partidas.

Apagando incêndio - Alguns dos organizadores da manifestação contra a presidente Dilma em Campo Grande, realizada no sábado, saíram chateados do protesto porque todo o foco foi para o pedido de um grupo pela intervenção militar. No Facebook, muitos “imploravam” para que isso fosse desconsiderado.

Sobrevivência - Passadas as eleições e já pensando na possibilidade de Reforma Política, os partidos menores começam a avaliar nacionalmente a possibilidade de fusão. PSB, PPS e Solidariedade podem formar um bloco e o DEM vai ter de procurar alguns nanicos para continuar elegendo nomes.

Na labuta - O governador eleito, Reinaldo Azambuja, teve ontem o último dia de descanso antes da maratona até a posse em 1º de janeiro. Nesta semana, terá reuniões aqui em Campo Grande e também em Brasília.

Agenda - Depois da pescaria no Pantanal, a primeira conversa de trabalho deve ser com o governador André Puccinelli. Outra parada será na Assembleia Legislativa para tratar do orçamento de 2015. Mas por enquanto, o único encontro com data marcada é em Brasília, com a bancada federal na quarta-feira, às 17 horas.

Zen - O monge budista Gen Togden fará a primeira visita a Campo Grande no dia 6 de novembro, próxima quinta-feira. Ele é douradense, mas há 30 anos vive fora do Brasil e virou uma das referência no budismo na América Latina. Mas Gen não vem para falar em templos. Vai estar no Palácio Popular da Cultura dando palestra.

Nos siga no Google Notícias