ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Jogo Aberto

Paz e amor entre o prefeito eleito e os vereadores

Waldemar Gonçalves | 31/12/2016 07:00

Em casa – Sem grandes formalidades e esbanjando simpatia, Marquinhos Trad (PSD) parecia em casa na Câmara Municipal ontem à tarde. De jeans e tênis, chegou e foi direto à presidência, de onde seguiu acompanhado de João Rocha (PSDB) até o plenarinho para tratar da reforma junto com alguns vereadores a portas fechadas.

Na conversa – Marquinhos diz que conversa frequentemente com o presidente da Câmara e que está sempre disponível para falar com os vereadores. Ponderou, inclusive, que vai deixar seus secretários à disposição para atender os parlamentares. "O pedido chega no presidente de bairro, que leva ao vereador. Mas, quem resolve é o prefeito, conheço bem este processo".

Gostou bastante – O senador Pedro Chaves (PSC-MS) não só gostou de assumir o cargo, após a cassação de Delcídio do Amaral (sem partido-MS), como já pensa em 2018. Fontes próximas a ele indicam, até, que o professor sonha em lançar-se na corrida pelo Executivo de Mato Grosso do Sul.

Dica do eleitor – Bem-sucedido no ramo do ensino particular, aos 76 anos Pedro Chaves vê no prefeito eleito de São Paulo, João Doria (PSDB), reflexo de uma mudança no comportamento do eleitorado. Ou seja, a população quer eleger quem tem história de sucesso fora do mundo da política.

Só duas vezes – Uma mudança na Constituição Federal pode proibir a reeleição de candidatos que já tenham exercido por duas vezes mandato de chefe do Poder Executivo. A Proposta de Emenda à Constituição (PEC), do senador Paulo Bauer (PSDB-SC), aguarda designação de relator na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

Inspirado nos EUA – A medida atingiria os cargos de prefeito, governador e presidente da República. A proibição deve ocorrer mesmo que os cargos tenham sido exercidos em estados ou municípios diferentes, de forma não consecutiva. O autor da PEC registra que nos Estados Unidos já existe, desde 1951, a limitação do exercício de dois mandatos de presidente da República, consecutivos ou não.

Bom aluno – Marquinhos Trad (PSD) já começa a seguir dicas de gestão que recebeu de ex-prefeitos. Juvêncio César da Fonseca, por exemplo, falou para valorizar os servidores. Marquinhos, ontem, disse que pedirá empréstimo, se necessário, para manter os salários em dia, e que servidor não será penalizado em sua gestão.

Protegido – Sua rotina seria normal se você vivesse sob ameaça de morte? A do juiz federal Odilon de Oliveira parece que sim. Esta semana, escolhia tecidos tranquilamente em uma tradicional loja no Centro de Campo Grande. Pudera: dois agentes federais estavam colados nele.

Põe na conta – Odilon, que conseguiu até emplacar o filho como vereador em Campo Grande, há anos ostenta status de estrela. Vale lembrar que a fatura do interminável esquema de segurança sai do bolso do contribuinte.

Fritz liberado – Foi publicado no Diário Oficial de Campo Grande, desta sexta-feira (30), o afastamento do servidor Hederson Fritz Morais Da Silveira, também conhecido como enfermeiro Fritz (PSD), para exercer mandato de vereador pelos próximos quatro anos na Capital.

(com Alberto Dias, Leonardo Roche, Mayara Bueno e Richelieu de Carlo)

Nos siga no Google Notícias