ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Jogo Aberto

PSDB já sabe com quais cartas eleitorais disputará na Capital

Waldemar Gonçalves | 19/01/2016 06:00

Cartas eleitorais – A governadora em exercício, Rose Modesto, é a opção 1 do PSDB para a eleição da Capital. Numa eventualidade, o outro nome é de Eduardo Riedel, secretário de Governo. Uma coisa é definitiva, se tiver segundo turno, os tucanos vão estar com o ex-prefeito Nelsinho Trad (PTB) e vice-versa.

Despachando – Antes de viajar ao interior, na manhã de ontem, Rose reuniu-se com todos os secretários estaduais, na Governadoria. Prejuízos com as chuvas e combate à dengue encabeçaram a pauta. Concluída a conversa, ela seguiu viagem, mas a maioria dos chefes das pastas de governo permaneceu no local ainda por algumas horas, despachando.

Requisitado – Um dos mais requisitados foi o secretário estadual de Infraestrutura, Marcelo Miglioli. O pessoal da Defesa Civil era um dos grupos que aguardava para falar com o responsável pelo setor que toca as obras do Estado. Eram por volta das 10h quando sua assessoria informou que ele não deixaria o prédio da governadoria antes das 13h.

Voluntários – Já o secretário estadual de Saúde, Nelson Tavares, deixou a reunião com Rose reafirmando que servidores estaduais serão escalados, formal e voluntariamente, a cuidar do combate ao mosquito Aedes aegypti nos prédios de órgãos públicos do Estado. Receberão o mesmo treinamento de agentes de saúde, inclusive terão tablets para enviar dados à central montada pelo governo para monitorar as ações contra o transmissor da dengue, zika e chikungunya. E serão responsabilizados caso sejam encontrados focos do mosquito nos imóveis onde ficaram de cuidar.

Trabalhando – Tavares ressaltou o papel da imprensa no trabalho contra o Aedes aegypti, fazendo a divulgação de informações referentes à epidemia, principalmente de dengue, e em uma cobertura permanente dos temas relacionados à doença. “Estão trabalhando até mais do que eu”, brincou o secretário.

Reajuste – Representantes dos professores da rede estadual de ensino têm reunião marcada hoje à tarde com a governadora em exercício. O reajuste salarial da categoria está na pauta. Ano passado, houve greve, só interrompida após acordo intermediado pela Justiça. Semana passada, Rose disse que o governo manterá o diálogo aberto.

Auto bahn – “São estradas completamente gratuitas, qualidade perfeita, três faixas, velocidade livre e não se cobra pedágio nestas rodovias”. A frase é de Marcelo Bluma, ex-vereador e presidente do PV local, em vídeo postado no Facebook, ontem, em que ele aparece dirigindo por uma auto bahn alemã.

Ambulantes I – O recadastramento dos vendedores ambulantes dos terminais de transporte coletivo está causando confusão. O sindicato que os representa afirma que a Prefeitura está exigindo deles inscrição como Microempreendedor Individual para concluir o procedimento. Medida, segundo a entidade, não prevista em lei. Os vendedores não querem “oficializar” a atividade. O sindicato escalou um advogado para discutir o assunto com o município.

Ambulantes II – O cadastro como Microempreendedores Individuais é uma faca de dois gumes para os ambulantes dos terminais. Por um lado, dá a eles o direito a um CNPJ, que facilitaria a abertura de contas bancárias, por exemplo, mas os obriga a pagar valores mensais de INSS e imposto, o que em muitos casos poderia tornar a atividade inviável.

De olho na urna – As movimentações dos partidos de olho na eleição municipal, em outubro, não param. A deputada federal Tereza Cristina, por exemplo, confirmou o médico Ricardo Ayache, que disputou vaga ao Senado pelo PT, em 2014, como pré-candidato do PSB na Capital.

(com a redação)

Nos siga no Google Notícias