ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Jogo Aberto

Recesso turbulento

Jogo Aberto | 23/12/2011 07:00

Cortina

O esperado relatório da CPI das Construtoras antes do recesso parlamentar ficou nas intenções. Fica a dúvida se daqui a dois meses a comissão retoma os trabalhos da estaca zero ou se dissolverá por falta de objetivo.

Surdina

Em pleno início de recesso os tribunais debatiam ontem, internamente, as alegações da corregedora Nacional de Justiça, ministra Eliana Calmon, que negou ter violado o sigilo bancário ou fiscal de ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) ou de qualquer outro magistrado.

Alça de mira

O CNJ, porém, está investigando movimentações financeiras atípicas e o fato de magistrados não apresentarem em suas repartições a declaração de Imposto de Renda, obrigatória a todos os servidores públicos. A ministra disse que em 22 tribunais apenas 400 não cumpriram a exigência e considerou “preocupante” o fato de não ter recebido informações de Mato Grosso do Sul.

Barulho

Com a injeção de ânimo no pré-candidato do DEM, Henrique Mandetta, e a inclusão da vice-governadora Simone Tebet (PMDB) no grupo de potenciais candidatos à sucessão na Capital, o quadro ‘interessante’ vislumbrado pelo prefeito Nelsinho Trad (PMDB) despertou no PSDB e no PT ideias de rearranjo, como a volta do BDR - Bloco Democrático Reformista. O DEM, não viabilizando candidato, já acena disposição em se aliar ao deputado Reinaldo Azambuja (PSDB).

Filhos desgarrados

Dirigentes do PMDB e aliados do interior vão recorrer ao governador André Puccinelli para resolver impasses por excesso de candidatos. Em Amambai, por exemplo, dois ex-prefeitos do PMDB querem concorrer: Sérgio Barbosa e Geraldo Felipe Corrêa. Sobram candidatos também entre os aliados. Mas prevalece o critério das pesquisas ‘quantitativa’ e ‘quantitativa’.

Incentivo

O presidente da Fiems (Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul), Sérgio Longen, disse que o governador define até dia 30 sobre alíquota zero para o setor do vestuário. Atualmente a alíquota de ICMS do segmento é de 0,6% e pode passar para 1,2% a partir de 2015, mas os empresários pedem a alíquota zero encerrada em 2010.

“Há uma competição fratricida entre todos os Estados e nós temos de entender que aqueles que são mais competitivos, ágeis e oferecem melhores oportunidades vão ser os mais procurados pelos empresários para investirem“, disse o governador, que mandou a Sefaz analisar o pedido da Fiems.

Engenheiro parlamentar

O relator geral do Orçamento Geral da União de 2012, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), elogiou ontem o deputado federal Giroto (PMDB-MS) pelo seu trabalho como relator setorial de Planejamento e Desenvolvimento Urbano e no processo de redação do Relatório Geral. O parlamentar sul-mato-grossense foi único a ser elogiado por ter possibilitado que na redação final da peça orçamentária fossem atendidos pleitos das bancadas estaduais.

Aluno aplicado

Arlindo Chinaglia disse que Giroto foi benevolente ao devolver mais da metade dos recursos de sua relatoria, para que o relator-geral dividisse entre todas bancadas estaduais, deputados e senadores, que tinham pleitos de última hora e foram atendidos com a “janela” de R$ 700 milhões. Chinaglia também elogiou o deputado pelo plantão que ele faz na Comissão Mista do Orçamento desde a tarde de domingo.

Lacuna

Fetems recorreu à Justiça para seguir na queda de braço com o governo para garantir um terço da jornada para a hora aula-atividade. Para a entidade, esse é um ponto fundamental ao cumprimento integral da lei do piso nacional. Mandado de segurança foi ajuizado na véspera do início do recesso forense.

Qualificação

Na esteira do grande gargalo da produção, o Senar-MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso do Sul) está comemorando a realização de 2.410 eventos em 2011, entre cursos de formação profissional rural, promoção social e de programas especiais.

“Um total de 37.543 pessoas participaram de diversas ações entre treinamentos, workshops, palestras educativas, programas voltados para jovens e outros com foco na saúde da mulher”, destaca o superintendente do Senar/MS, Clodoaldo Martins.

Nos siga no Google Notícias