ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JUNHO, DOMINGO  15    CAMPO GRANDE 24º

Jogo Aberto

Velha polêmica na escala tem de ficar para 2026, defende patrão

Por Gabriela Couto, Ângela Kempfer e Mylena Fraiha | 15/04/2025 06:00
Velha polêmica na escala tem de ficar para 2026, defende patrão
Empresário Sérgio Longen diz que momento é delicado. (Foto: Arquivo)

Velha polêmica - Embate entre patrão e empregado volta à pauta. O presidente da Fiems, Sérgio Longen, criticou a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) para reduzir a jornada de trabalho de 44 para 36 horas semanais, sem diminuição de salários. Segundo ele, a medida, em discussão no Senado, surge em um momento delicado de retomada econômica e pode impor custos adicionais ao setor produtivo, sem possibilidade de repasse ao consumidor, afetando a competitividade das empresas. Longen defende que o debate seja adiado para 2026.

Qualificação - A Câmara de Campo Grande lançará, em maio, o programa “Pronto Pro Trabalho”, com 10 mil vagas gratuitas em 40 cursos do Senai. A parceria com o Sistema Fiems prevê aulas presenciais nos bairros e encaminhamento ao mercado. Totem para inscrições será instalado na Casa de Leis a partir do dia 30 deste mês. A ação busca conectar quem procura emprego às vagas disponíveis em MS.

Feriadou - Os vereadores e servidores da Câmara Municipal vão poder aproveitar feriadão da Paixão de Cristo, na sexta-feira (18), e de Tiradentes, na segunda-feira (21). Decreto da Mesa Diretora, assinado pelo presidente da Casa, vereador Epaminondas Neto, o Papy (PSDB), também concedeu ponto facultativo na quinta-feira (17). Com isso, o expediente será retomado apenas na terça-feira (22).

Pé atrás - Apesar das melhores expectativas, representantes da Aprosoja (Associação de Produtores de Soja de MS) preferem o silêncio em relação ao possível aumento das exportações diante de "tarifaço" imposto pelos EUA à China. Por aqui, ninguém conta com o ovo dentro da galinha. O medo é que as duas potências façam as pazes e joguem água fria nos planos de super venda brasileira.

Vermelhou - Nem só de reunião e embate político vive a bancada do PT em Mato Grosso do Sul. As principais lideranças do partido se reuniram para um café da manhã no fim de semana. O encontro teve a participação dos deputados federais Vander Loubet (PT) e Camila Jara (PT), os deputados estaduais Pedro Kemp (PT) e Zeca do PT, além da vereadora Luiza RIbeiro (PT).

Na estrada - A senadora sul-mato-grossense, Soraya Thronicke (Podemos) caiu na estrada no último fim de semana e conseguiu até curtir um show durante as agendas no interior. No roteiro estava a comemoração dos 127 anos de Coxim, com direito ao show de João Bosco e Vinicius. A parlamentar gravou com a dupla e cantou os sucessos sertanejos.

"Pejota" - O STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu, por maioria, suspender todos os julgamentos de recursos de trabalhadores que foram obrigados a trocarar a CLT pela "pejotização" e anunciou que irá estabelecer uma tese com repercussão geral sobre a prática em que empresas contratam trabalhadores como pessoas jurídicas para reduzir custos. A discussão foi provocada por uma série de recursos contra decisões da Justiça do Trabalho, que frequentemente reconhece vínculo empregatício nesses casos.

Muita confusão - A medida analisará duas questões centrais: quem tem a responsabilidade pela prova em casos que alegam fraude contratual, e se é lícita a contratação de prestadores de serviço como PJ. A "pejotização" tem se tornado comum, especialmente entre motoboys e profissionais da saúde e tecnologia, impulsionada pelo crescimento do modelo MEI (Micro Empreendedor Individual) — que já representa 22% dos jovens trabalhadores, segundo a Receita Federal.

Pão liberta – Criada em 2021 pelo juiz Albino Coimbra Neto, a Padaria da Liberdade, instalada no presídio semiaberto da Gameleira, está prestes a atingir a marca de 1 milhão de pães doados para instituições beneficentes de Campo Grande. O projeto é mantido pela 2ª Vara de Execução Penal e financiado com parte do salário dos presos que trabalham em convênios externos.

Até maio - Produzindo cerca de 5 mil pães por dia – número que deve chegar a 7 mil com recente ampliação –, a padaria abastece presídios e doa 1.500 pães diariamente a entidades como o Hospital Nosso Lar, Pestalozzi e São Julião, via programa Mesa Brasil, do Sesc. São 2 toneladas distribuídas desde 2021. O "recorde" deve ser batido em maio.

Nos siga no Google Notícias