Venda da folha rende milhões, mas nem sempre é transparente

Vendendo a folha - A Prefeitura de Corumbá lançou edital para vender a folha de pagamento dos servidores, uma prática que gera um recurso extra aos cofres públicos. Edital de pregão eletrônico foi lançado apontando o valor inicial de R$ 14.084 milhões, em busca da melhor oferta. Os interessados já podem apresentar lances e a abertura será no dia 16, às 9h30.
Escondidos - Recentemente, tanto o TJMS quanto o TCE firmaram contrato com o Banco do Brasil para também atender a folha de pessoal, com depósito e emissão de cartão aos servidores. O estranho é que os termos não foram divulgados nas páginas de transparência das Cortes. O do TCE será de 12 meses, a contar de 22 de setembro e o do TJ valerá por 60 meses, a contar de 24 de novembro.
Calorão - Pedido de providência apresentado na Assembleia Legislativa questiona o motivo do sistema de refrigeração do Pronto-Socorro do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul estar desativado, o que faz pacientes e profissionais sofrerem com o calor. A situação foi levada oficialmente à Secretaria de Estado de Saúde, com pedido de manutenção ou substituição imediata dos aparelhos.
Improviso – No evento de entrega de maquinário para a agricultura familiar, realizado ontem, o deputado estadual Paulo Corrêa (PSDB) arrancou risadas ao improvisar o discurso como representante da Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul). No pronunciamento, aproveitou para brincar o secretário da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), Jaime Verruck, a quem chamou de “nossa mais alta autoridade”.
Primeiro- damo - Em seguida, chamou o secretário da Casa Civil, Eduardo Rocha, de “Eduardo Tebet”, numa alusão à esposa, a ministra Simone Tebet. Após as piadas, Paulo encerrou dizendo que falaria “só um minuto e meio” e deixaria o outro “um minuto e meio” para a deputada Mara Caseiro (PSDB).
União – Mantendo o bom humor durante os agradecimentos, a senadora Tereza Cristina (PP) elogiou a bancada federal de Mato Grosso do Sul, afirmando que é ser a "mais unida do Congresso”. Destacou que deputados e senadores do Estado têm trabalhado juntos para buscar recursos, independentemente de partido ou ideologia.
Maturidade – A entrega do maquinário agrícola marcou o primeiro evento da Agraer após a ruptura do PT com o governo Eduardo Riedel (PSDB), que também resultou na saída de indicados petistas da agência. Apesar do cenário político, o deputado federal Vander Loubet (PT) afirmou que a relação com o governador segue com maturidade.
Pela porta da frente - “Fizemos de tudo para ficar com o Riedel. Foi ele quem optou por se aliar àqueles que ajudamos a derrotar, a extrema-direita. Com a extrema-direita não nos cabe estar. Por isso, saímos pela porta da frente e seguimos mantendo uma relação institucional com o governador, que é muito decente e sincero nesse tipo de relação”, declarou.
Planos para 2026 – O líder petista também reiterou que o partido trabalha na candidatura de Fábio Trad, recém-filiado, que ainda definirá se concorrerá ao governo de Mato Grosso do Sul ou à Câmara dos Deputados. “Ele ainda não decidiu, mas está conhecendo a nossa militância e se surpreendendo”, afirmou. Os planos do partido para o próximo ano incluem eleger um senador, manter pelo menos dois deputados federais, ou até disputar a terceira vaga, e ampliar a bancada na Alems, de três para cinco deputados estaduais.
Segura peão - A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul realiza nesta terça-feira, uma sessão solene em homenagem aos profissionais do rodeio. A cerimônia reconhece o verdadeiro esporte do Estado, que mobiliza muito mais gente que o futebol, A honraria será entregue a todos que atuam diretamente nas atividades do rodeio e faz referência ao Dia Nacional do Rodeio, comemorado em 4 de outubro, conforme instituído pela Lei Federal.