ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 23º

Jogo Aberto

Vetados no PP, deputados colocam prefeito no alvo

Anahi Zurutuza e Gabriela Couto | 25/02/2022 06:00
Alan Guedes, prefeito de Dourados, virou alvo. (Foto: Divulgação)
Alan Guedes, prefeito de Dourados, virou alvo. (Foto: Divulgação)

Tiroteio eleitoral - Vetados no PP, os deputados douradenses José Carlos Barbosa, o Barbosinha, e Zé Teixeira, acionaram a metralhadora em direção do prefeito da cidade, Alan Guedes, xerife do partido em Dourados. “É um paciente quase em estado terminal”, disse Barbosinha ao se referir à saúde do município.

No CTI - Os dois parlamentares sugerem uma intervenção na administração do prefeito. “Hoje, a população de Dourados geme e chora nos postos de saúde”, diz Barbosinha, para quem Alan Guedes não sabe como funciona o SUS. Seu colega, Zé Teixeira, diz ter solicitado aos vereadores audiência pública para discutir o tema.

Folia - Os Legislativos estadual e municipal vão fechar as portas para o Carnaval. Mesmo não tendo o reinado de momo, por conta da pandemia, os servidores das duas casas vão cruzar os braços do sábado, 26 de fevereiro, a 2 de março. Na segunda e terça-feira, a Câmara de Vereadores vai passar por uma sanitização.

Surto de covid - O presidente da Câmara, Carlos Augusto Borges, o "Carlão", justificou que as sessões já estão sendo realizadas de forma remota e admitiu que há surto de covid-19 entre os servidores da Casa. Segundo ele, a folga prolongada vai facilitar a quarentena de quem precisou se afastar do trabalho para não contaminar os colegas.

O retorno - Passado o período carnavalesco, os funcionários da Câmara vão retornar ao trabalho 100% presencial e serão controlados por ponto eletrônico. Hoje, o expediente é no sistema de rodízio. As sessões ainda são dúvida se serão presenciais ou virtuais.

Canal mulher - As mulheres vítimas de violência vão dispor, a partir de março, de mais um canal para denunciar seus agressores. Reestruturada, a Procuradoria da Mulher na Câmara de Vereadores passa a funcionar com assessoria que inclui assistência advocatícia. Comandada pela vereadora Camila Jara (PT), a procuradoria vai exercer também o papel de incentivar a participação da mulher na política.

Planos mantidos - Viagens para a Europa, Rússia e Ucrânia ainda não entraram na lista de cancelamentos dos turistas de Mato Grosso do Sul. Consultadas nesta quinta-feira (24) pelo Campo Grande News, quatro das maiores agências de viagens locais não contabilizaram adiamentos ou desistências de pacotes já fechados para esses destinos. No primeiro dia de ataques da Rússia, viajantes seguem com planos turísticos e, assim como a covid não impediu o desejo de viajar para a Europa, a guerra parece também não assustar.

Voto feminino – No dia em que se completou 90 dias que mulheres adquiriram o direito de votar no Brasil, a senadora Simone Tebet (MDB-MS) defendeu a aprovação de projeto de sua autoria que estabelece mínimo de 30% de mulheres nos diretórios partidários. Ela pediu a aprovação do PL 4391/2020 durante sessão especial remota, promovida pelo Senado, em alusão ao tema. “Acho fundamental termos sempre o olhar para a pauta do empoderamento da mulher, seja na iniciativa privada, seja na pauta político-institucional”, disse.

Movimentação – A dança das cadeiras no Judiciário de Mato Grosso do Sul está intensa. Depois de empossar três novos desembargadores, o TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) abriu nova vaga no pleno ao conceder aposentadoria o magistrado de 2ª instância, Claudionor Miguel Abss Duarte, e agora, a vacância se dá no 1º grau. Isso porque na quarta-feira (23), o juiz José Eduardo Neder Meneghelli deixou a 1ª Vara de Fazenda e Registros Públicos para julgar no Tribunal de Justiça como substituto e nesta sexta-feira (25), aposentou compulsoriamente Aldo Ferreira da Silva Júnior, que já estava afastado da magistratura.

Contrata-se – Além de abrir espaço pelo disputado salário de R$ 35 mil de julgador no Tribunal, a Justiça estadual terá de abrir contratação para os cargos com remuneração mensal de R$ 30 mil.

Nos siga no Google Notícias