ACOMPANHE-NOS    
JUNHO, TERÇA  28    CAMPO GRANDE 19º

Arquitetura

Família mudou cor para ter área de churrasqueira mais clean na sacada

Arquiteta mostra que nem sempre é necessário ter materiais rústicos e pesados na área de churrasqueira

Por Thailla Torres | 11/04/2022 08:05
Esse era o antes da sacada com churrasqueira. 
Esse era o antes da sacada com churrasqueira.
Sacada ganhou amplitude e tons mais sóbrios após reforma rápida. (Foto: Janaina Lott)
Sacada ganhou amplitude e tons mais sóbrios após reforma rápida. (Foto: Janaina Lott)

Existe uma espécie de senso comum de que áreas que envolvem churrasqueira precisam de dose de rusticidade, mas nem sempre. Nesse projeto em um apartamento da Avenida Afonso Pena, a arquiteta Paula Ortiz mostra com um “antes e depois” como ter churrasqueira na sacada com toques mais leves e elegantes, em completa harmonia com o restante do apê.

Durante a reforma da sala, uma das intervenções da reforma foi a instalação de ar-condicionado no living e a condensadora teve de ser instalada na sacada.

Depois, veio o desejo da família de reformar a sacada dando continuidade aos detalhes do living e, com isso, também esconder a condensadora que passou a existir na saca.

Painel escondeu a caixa do ar-condicionado. (Foto: Janaina Lott)
Painel escondeu a caixa do ar-condicionado. (Foto: Janaina Lott)

Foi assim que a arquiteta resolveu transformar totalmente o ambiente, dando fim ao revestimento original entregue pela construtora e garantindo um ambiente clean, tanto para os dias de churrasco quanto para um almoço ou jantar em família.

Paula destaca que o projeto teve um ótimo custo benefício, tendo em vista que ao invés de utilizar revestimentos de pedra natural, cimentício ou até mesmo porcelanato, optou pelo uso de cimento queimado em todas as paredes e forro, inclusive, na churrasqueira, conseguindo assim um valor de investimento muito mais interessante.

“Tanto no projeto do living quanto da sacada optamos pelo uso de tons sóbrios, sendo na sala uma paleta mais pro bege e na sacada, mais pro cinza, dando amplitude e leveza pro ambiente”, diz.

O projeto, segundo a profissional, é a prova que a área da churrasqueira não precisa ser marcada por materiais rústicos e mais pesados. “Ela pode ter a mesma elegância do living sem perder o charme de um espaço gourmet.”

Outro detalhe significativo é que a reforma deste apartamento foi uma obra rápida. “Na primeira etapa, fizemos a troca do piso, infraestrutura de ar-condicionado, troca de pedra, iluminação e elétrica e foi feita em 15 dias. Ficou faltando somente a marcenaria, que foi instalada 45 dias depois do término da primeira etapa. E ficou um resultado muito bacana.”

Sacada deu continuidade aos tons do living. (Foto: Janaina Lott)
Sacada deu continuidade aos tons do living. (Foto: Janaina Lott)

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Nos siga no Google Notícias