ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Arquitetura

Imagens revelam como ficará igreja centenária após restauração

Projeto prevê também reforma em Centro Cultural da comunidade para fortalecer o turismo na região

Thailla Torres | 18/07/2021 07:20
O espaço interno da igreja terá um novo altar para abrigar e evidenciar a estatueta de São Benedito.
O espaço interno da igreja terá um novo altar para abrigar e evidenciar a estatueta de São Benedito.

Na última sexta-feira, a equipe responsável pelo projeto de restauração Igreja São Benedito e requalificação do seu entorno mostrou em live imagens e vídeos como ficará o “Centro Cultural Tia Eva” após a repaginada.

Mantendo as características originais, mas destacando detalhes importantes para a história da igreja e da Comunidade Tia Eva, o projeto mostra mudanças que envolvem religião, cultura, turismo, educação e lazer.

O espaço interno da igreja terá um novo altar para abrigar e evidenciar a estatueta de São Benedito, em madeira, trazida de Goiás por Tia Eva em 1905. Também haverá novo sistema de áudio, que possibilitará que o visitante ouça as histórias sobre a Igrejinha em homenagem a São Benedito, sobre a Tia Eva e sobre a Comunidade Quilombola.

Na área externa, haverá uma pequena praça que integra a Igreja de São Benedito e o seu entorno. A proposta cria o “canto do sagrado” que abriga o Busto da Tia Eva, que será realocado, e o Cruzeiro, como um convite e recepção ao Centro Cultural e a Praça Cultural com áreas sombreadas, bancos e espaços para feiras e manifestações culturais, como rodas de capoeira.

Confira a galeria de imagens:

  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News

As escadarias poderão ser utilizadas como pequenas arquibancadas. Haverá também instalação do novo campanário, como forma de evidenciar o sino já existente, acessibilidade,  iluminação e paisagismo afetivo, com a presença de plantas como arruda, espada de São Jorge e destaque para o pé de mangueira.

Todas essas mudanças no local fazem parte do “Projeto de Restauração e Requalificação” que foi selecionado no edital de 2019 do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura (FMIC). Em julho de 2020 a equipe iniciou o projeto que já percorreu diversas etapas, como oficina de cocriação, identificação e conhecimento do Bem, diagnóstico, proposta de intervenção e agora irão apresentar os resultados finais do projeto que denominaram de “Centro Cultural Tia Eva” em homenagem a líder religiosa e uma das fundadoras da capital sul-mato-grossense.

Curta o Lado B no Facebook. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.

Nos siga no Google Notícias