ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Arquitetura

Alternativa que já construiu cinema está entre soluções de mostra sustentável

Ângela Kempfer | 05/06/2012 17:04
Formas de alumínio da SF Formas. (Fotos: Minamar Júnior)
Formas de alumínio da SF Formas. (Fotos: Minamar Júnior)

Grandes formas de alumínio ficam no lugar da madeira e dos tijolos em construções apresentadas como modernas. Com o sistema, a estrutura de uma casa pode ser levantada em um dia. Os blocos de metal são preenchidos com concreto.

Apesar da matéria-prima não ser nada ecológica, a justificativa é que a construção usa o concreto, mas evita o consumo de madeira e tijolos. “E também é um material super reaproveitado. As formas são reutilizadas mil vezes e até depois de gastas, podem ser recicladas”, argumenta um dos representantes da empresa, Hedil Felício Júnior.

A SF Formas loca as estruturas de alumínio por R$ 1,60 o metro quadrado ao dia ou vende por R$ 850,00 o metro quadrado. Ainda não é viável para quem deseja construir apenas uma casa, porque a locação é feita por, no mínimo, seis meses.

A empresa garante que os módulos não limitam a estética dos projetos, até as escadas são feitas na base de formas. Entre os exemplos citados sobre a viabilidade dessa alternativa, os representantes da SF Formas citam o Cinemark construído em Campo Grande.

Apesar de pouco conhecida, esse tipo de estrutura, criada no Canadá, já tem representantes em Mato Grosso do Sul há 6 anos, mas 80% dos clientes são de fora do Estado. Só agora a empresa investe no mercado local, participando de feiras como a IV Mostra Sustentável, aberta hoje no espaço Golden Class.

Alunos da UFMS também apresentam um projeto diferente para construção, um aquecedor solar feito com garrafas pet, canos e caixinhas de leite. Com 500 garrafas é possível esquentar a água de uma caixa de 500 litros, mas apenas em dias ensolarados.

Apesar da restrição, a ideia já foi instalada em dois imóveis de Campo Grande, uma casa do bairro Moreninha II e no Centro de Recuperação de Dependentes Químicos. O custo de instalação varia de 800 a mil reais.

Os criadores do projeto lembram que a alternativa é boa justamente para regiões com maior incidência dos raios solares, como em Mato Grosso do Sul.

Aquecedor a base de garrafas pet.
Aquecedor a base de garrafas pet.
Nos siga no Google Notícias