ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 20º

Artes

Depois de rejeitada em prédio, índia vira painel gigante no Centro

Artistas Hyper e Gramaloka são de Belo Horizonte (MG) e pintarão o prédio nos próximos dias

Bárbara Cavalcanti | 28/11/2021 08:15
Prédio na Rua 14 de Julho com a 15 de Novembro está sendo pintado pelos artistas mineiros. (Foto: Bárbara Cavalcanti)
Prédio na Rua 14 de Julho com a 15 de Novembro está sendo pintado pelos artistas mineiros. (Foto: Bárbara Cavalcanti)

No Centro de Campo Grande, na Rua 14 de Julho, na esquina com a 15 de novembro, um prédio vai ganhar um mural de uma índia kadiwéu grávida, com uma arara no ombro e segurando uma espada de São Jorge.

O mural está sendo pintado pelos artistas mineiros Gramaloka e Hyper. “O objetivo é dar voz à cultura nativa, à reconexão, à grandiosidade desse povo que vive aqui”, explica Hyper.

Pela primeira vez na Capital, o mural faz parte da programação do Campão Cultural. Os artistas são de Belo Horizonte e iniciaram hoje os trabalhos no prédio no Centro.

“Meu trabalho já é baseado nas culturas nativas, nos povos originários, o ponto forte do meu trabalho é esse. A gente buscou algo que remetesse à cultura local. E como o Grama e eu também trabalhamos com tatuagem, achamos legal trazer a cultura kadiwéu”, ainda detalha Hyper.

A arte do jeito que está sendo pintada agora, não era bem o plano original. “A gente tinha outra ideia para um outro muro que já estava fechado. A arte era bem parecida com essa, um fundo padrão, preto, vermelho e branco, só que a imagem era outra indígena, kadiwéu também. Quando ele viu a imagem, ele não gostou, falou que não queria índio e não gostou de vermelho e preto”, comenta.

Mural é uma índia kadiwéu grávida com uma arara no ombro. (Foto: Bárbara Cavalcanti)
Mural é uma índia kadiwéu grávida com uma arara no ombro. (Foto: Bárbara Cavalcanti)

Durante a semana, a busca por um outro local passou por um prédio menor, mas que não combinaria com a proposta do impacto que a intervenção traz. Acabou também não dando certo, até chegar nesse ponto da 14 de Julho. Por fim, o tamanho do prédio e a localização acabaram ressaltando melhor a proposta. “Ela continua com o mesmo significado”, garante.

Durante a breve estadia em Campo Grande, Hyper já teve contato com alguns indígenas na cidade e diz ter sentido um estranhamento. “Percebi a todo momento como se eles vivessem acuados, como se estivesse de visita. Sabe a sensação de estar na casa dos outros, de estar incomodando? A todo momento senti isso”, comentou.

Assim, ressalta ainda mais a importância do mural do qual poderá fazer parte. Inclusive até se arrepia ao falar sobre a experiência.

“Pra mim está sendo muito, muito, muito importante. Eles vão andar pelo centro da cidade e passar por aqui e ter um espelho gigantesco, ver a imponência deles e se reconhecer. E pra gente é essa reconexão com a cultura, com a ciência e a grandiosidade que esses povos têm”, expressa.

Curta o Lado B no Facebook. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.

Nos siga no Google Notícias