ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Artes

Do drama a animação, tem saci nas telas de Campo Grande, Corumbá e Três Lagoas

Adriano Fernandes | 21/01/2016 06:23
“O Colecionador de Sacis” conta a história de uma homem que coleciona Sacis em garrafas e será um dos exibidos na Mostra Curta Saci. (Foto: Divulgação)
“O Colecionador de Sacis” conta a história de uma homem que coleciona Sacis em garrafas e será um dos exibidos na Mostra Curta Saci. (Foto: Divulgação)

Corumbá, Três Lagoas e Campo Grande são as três cidades em Mato Grosso do Sul que vão receber a primeira Mostra Curta Saci, a partir desta sexta (22). A mostra reúne seis curtas que retratam uma das figuras mais famosas do nosso folclore, em gêneros que vão do drama a animação.

Quem organiza o projeto é o jornalista Andriolli Costa, admirador confesso do personagem de uma perna só. Andriolli é campo-grandense, mas desde 2011 vive em Porto Alegre, onde quis dar continuidade aos trabalhos relacionados à cultura popular.

Em Campo Grande, ele trabalhou em jornais e criou a revista eletrônica Poranduba, sobre jornalismo e a cultura sul-mato-grossense. Para dar continuidade aos estudos, se mudou para Florianópolis e em seguida para a capital gaúcha, onde quis unir cinema aos mitos do nosso folclore.

“O folclore brasileiro não é somente uma característica de interior do país. Também fez parte das histórias de infância da vida de qualquer brasileiro”, defende. Ano passado, durante cinco meses ele se dedicou ao roteiro, produção e direção de seu curta de drama “O Colecionador de Sacis” que também é uma das atrações da mostra.

Andriolli Costa é o organizador da mostra e admirador confesso do Saci. (Foto: Divulgação)
Andriolli Costa é o organizador da mostra e admirador confesso do Saci. (Foto: Divulgação)

A história retratada no curta é a de um homem de meia idade, que vive sozinho em sua casa com uma coleção de garrafas com Sacis. Depois que uma delas quebra ele jura que tem um Saci solto pela casa. O trabalho é totalmente independente e foi a conclusão de uma oficina ministrada pelo professor de Cinema, Magnun Borini.

A primeira exibição do filme ocorreu ainda em dezembro, em Porto Alegre durante a Mostra Maracutaia de Cinema. A repercussão positiva o motivou a ter uma ideia mais ousada. “Eu queria poder passar uma mensagem mais forte. Quis exibi-lo junto de outros filmes que também divulgam a cultura popular brasileira”, conta.

Foi quando ele decidiu buscar produções com a mesma temática, além de espaços que recebessem as exibições dos filmes da mostra. O curta paulistano “Observadores de Saci” é um documentário que reúne relatos de pessoas que dizem ter visto o Saci.

Do Rio de Janeiro, virá a animação “Juro Que Vi Saci”, que retrata a história de um Saci ajudando um fazendeiro malvado a ser redimir. Outra animação paulista, o curta-metragem “Somos Todos Saci” mostra um Saci tentando entrar no olimpo dos deuses da mitologia grega.

Produzido em Campo Grande pela Render Brasil, a ficção “Sem Fim” mostra a rivalidade entre um vampiro e o negrinho de gorro vermelho.

Programação - Em Corumbá, a mostra Mostra Curta Saci ocorre nesta sexta-feira no Cine SESC. Serão duas sessões: uma às 17h, com as curtas infantis e contação de histórias sobre folclore e outra, com a exibição de cinco dos curtas da programação, as 19h.

Em Três Lagoas a mostra acontece no dia 27, às 19h no Cineclube BocaCine. O encerramento acontece no dia 28, em Campo Grande, também às 19h no Museu da Imagem e do Som com seis filmes da mostra. Todas as exibições são gratuitas.

O público também será convidado a gravar em vídeo suas experiências com o saci. O material será utilizado para a produção de um documentário em homenagem aos 100 anos de "Sacy Pererê - Resultado de um Inquérito".

Curta a página do Lado B no Facebook. 

Nos siga no Google Notícias