ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEGUNDA  29    CAMPO GRANDE 23º

Artes

Em Berlim, música ainda é conexão de Rafael com Mato Grosso do Sul

Parceria com amigos de infância garantiu o novo single do artista, “Whispers in Solitude”

Por Aletheya Alves | 11/01/2024 07:32
Em Berlim, Rafael se conecta a Mato Grosso do Sul graças à música. (Foto: Divulgação)
Em Berlim, Rafael se conecta a Mato Grosso do Sul graças à música. (Foto: Divulgação)

Mesmo morando na Europa desde os 25 anos, Rafael Alves continua se conectando a Mato Grosso do Sul através da música. Se unindo a artistas de Campo Grande, ele lançou seu novo single, “Whispers in Solitude”, nesta semana.

Envolto ao mundo musical desde pequeno, o artista conta que adotou a capital de MS como sua cidade mesmo tendo nascido em Cuiabá. E, graças às conexões que fez durante a infância e adolescência, conta que conseguiu criar uma equipe de produção para manter o gosto ativo.

“Comecei a me envolver com música aos 15 anos quando comprei uma guitarra. Sempre tive bandas pequenas, mas estudava, trabalhava e tinha grupos em Campo Grande”, explica o músico.

E, nesses contatos, se uniu a Fred Oliveira e Brucy Bertholi, que foram responsáveis pelo arranjo de orquestra e instrumentos de culturas diversas e pós-produção, sampling, mix e masterização. Além disso, o músico Pottel também foi convidado para atuar como vocalista.

Durante a maior parte de sua trajetória, Rafael trabalhou com composições em conjunto a outras pessoas, mas o último lançamento veio como um projeto mais autoral. E, contando sobre sua construção musical, narra que é integrado por gêneros variados.

Desde jazz, música brasileira e Vivaldi, ele explica que cresceu ouvindo diversas referências e cita que a banda Angra é uma que continua presente.

Retornado ao último lançamento, Rafael detalha que construiu a composição do violão, estrutura da música e harmonia em cerca de um mês. “A linguagem no violão é fora do convencional, tem arranjos bonitos e diferentes. No início da música, há um arranjo de violão bem único, tento trazer isso nas músicas”.

Já o momento de compor a letra é que as etapas se tornaram mais longas devido à temática escolhida. O músico explica que ao ouvir o que havia construído instrumentalmente, entendeu que o tema seria complexo.

“Sempre respeito a música e tento trazer o conteúdo para encaixar. Senti que a música não era para ser sobre coisas triviais, mas sim que ela queria ser algo mais forte, algo espiritual”, detalha Rafael.

Assim, a letra foi surgindo com a proposta de que pessoas de culturas diferentes precisam encontrar uma forma de respeito mútuo e focar nos pontos em comum.

Para se certificar de que a composição fazia sentido, ele decidiu convidar amigos de culturas diferentes e conversar sobre o que estava sendo escrito. “Essa é a mensagem da música, mas foi muito difícil chegar em uma ideia porque é um assunto complexo. Tenho amigos de lugares variados do mundo e os convidei para perguntar o que acham”.

Após reescrever o texto várias vezes, a composição foi lançada e está disponível no vídeo abaixo:

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.

Siga o Lado B no WhatsApp, um canal para quebrar a rotina do jornalismo de MS! Clique aqui para acessar o canal do Lado B.

Nos siga no Google Notícias