ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
DEZEMBRO, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Artes

Fundo de Investimentos Culturais aprova 58 projetos em diferentes áreas

Os proponentes e executores dos projetos aprovados devem se cadastrar até 19 de janeiro

Por Thailla Torres | 19/12/2025 10:28
Fundo de Investimentos Culturais aprova 58 projetos em diferentes áreas
O Fundo de Investimentos Culturais (FIC/MS) tem como objetivo apoiar a produção cultural no Estado (Foto: Vaca Azul)

Foi publicada em edição extra do Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (18) a lista de projetos aprovados e suplentes dos editais nº 002/2024 e 003/2024 do FIC/MS. Também foi divulgado o resultado da análise dos recursos apresentados, após avaliação do Conselho Estadual de Políticas Culturais de Mato Grosso do Sul.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O Diário Oficial do Estado publicou a lista de projetos aprovados e suplentes dos editais nº 002/2024 e 003/2024 do FIC/MS. Foram aprovados 58 projetos em diversas áreas culturais, com destaque para Música (15) e Audiovisual (12). Dos 72 recursos analisados, apenas três foram aceitos.Os proponentes dos projetos aprovados devem se cadastrar no sistema Transfere-MS até janeiro de 2026 e informar o FIC/MS por e-mail. O Fundo de Investimentos Culturais visa apoiar a produção cultural no Estado, estimulando a criação e circulação de projetos artísticos em Mato Grosso do Sul.

Ao todo, foram analisados 72 recursos. Apenas três foram aceitos; os demais foram indeferidos. A análise seguiu o que determina o Decreto Estadual nº 15.305/2019.

No total, 58 projetos foram aprovados, distribuídos da seguinte forma:

  • 5 em Artes Cênicas
  • 2 em Artes Visuais
  • 6 em Artesanato
  • 5 em Cultura Popular
  • 1 em Gastronomia
  • 7 em Literatura, Livro e Leitura
  • 1 em Museus, Arquivos e Bibliotecas
  • 4 em Patrimônio Cultural
  • 15 em Música
  • 12 em Audiovisual

Os proponentes e executores dos projetos aprovados devem se cadastrar no sistema Transfere-MS, disponível na área restrita do SIAFIC, até o dia 19 de janeiro de 2026. Após o cadastro, é necessário informar o FIC/MS pelo e-mail ficms2@gmail.com, para dar andamento ao processo de contratação.

Na etapa seguinte, após os trâmites internos da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) e da Secretaria de Fazenda (SEFAZ), os responsáveis pelos projetos serão convocados para apresentar a documentação fiscal e a conta bancária específica.

O Fundo de Investimentos Culturais (FIC/MS) tem como objetivo apoiar a produção cultural no Estado, estimulando a criação e a circulação de projetos artísticos em diferentes regiões de Mato Grosso do Sul.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.