ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
DEZEMBRO, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 28º

Artes

Mostra Preta recebe lançamento do livro Cartas aos Afetos após turnê

Escrita conversa com o conceito de amor como ação e propõe uma escuta sensível sobre vínculos afetivos

Por Clayton Neves | 17/12/2025 14:37
Mostra Preta recebe lançamento do livro Cartas aos Afetos após turnê
Maria Carol é psicóloga e escritora de Cartas aos Afetos. (Foto: Assessoria)

A escritora e psicóloga Maria Carol lança nesta terça-feira (17), em Campo Grande, o livro “Cartas aos afetos”, com apoio do projeto Mostra Preta Multidisciplinar. O encontro acontece das 19h às 20h40, no pátio da Casa de Cultura, e marca o encerramento de um ciclo de lançamentos nacionais da obra, que já passou por Salvador, Rio de Janeiro e Dourados.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A escritora e psicóloga Maria Carol lança o livro "Cartas aos Afetos" nesta terça-feira em Campo Grande, na Casa de Cultura. A obra, finalista na categoria romance da primeira Bienal Pantanal, explora o amor entre mulheres e propõe reflexões sobre vínculos afetivos.O lançamento integra a Mostra Preta Multidisciplinar, encerrando um ciclo de apresentações que passou por Salvador, Rio de Janeiro e Dourados. Maria Carol, que também é pesquisadora de questões raciais, destaca a importância de participar do evento dedicado à arte negra e indígena do Centro-Oeste.

Finalista na categoria romance da primeira Bienal Pantanal, o livro nasceu de um processo de autoconhecimento e “revolução interna” provocada pelo amor entre mulheres.

A escrita conversa com o conceito de amor como ação, defendido por bell hooks, e propõe uma escuta sensível sobre vínculos afetivos, coragem e partilha de experiências íntimas. Para Maria Carol, levar a obra para a Mostra Preta tem um significado especial.

“É um presente poder levar o livro para o Mostra Preta, essa iniciativa revolucionária que dá espaço para a arte negra e indígena do centro oeste. Vai ser uma honra celebrar Cartas aos Afetos com o meu quilombo”, comenta.

Lançado originalmente em junho, durante a Bienal do Livro do Rio de Janeiro, Cartas aos Afetos ganhou destaque na cena literária regional por propor uma escrita que é gesto de escuta e acolhimento, convidando o leitor a refletir sobre o que sustenta as relações afetivas e a potência do amor como prática cotidiana.

Maria Carol é psicóloga, mestra e pesquisadora de questões raciais. Além de Cartas aos Afetos, tem poesias publicadas na coletânea Muntu e integra a pré-venda da obra coletiva Acolhemos a Morte, o estranhamento e as afeições. Como slammer e educadora, atua com formações em literatura negra, saúde mental e sexualidade, utilizando a palavra como ferramenta de criação de territórios seguros.

A Mostra Preta Multidisciplinar é realizada pelas artistas Lua Maria e Mariane Lopes, com investimento da Pnab (Política Nacional Aldir Blanc. A entrada é gratuita, com venda de livros e sessão de autógrafos.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.