ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Artes

Pelas ruas da cidade, fotógrafa retrata a importância da amamentação

Thailla Torres | 20/05/2017 07:30
Luana e Céu no supermercado. (Foto: Muriel Xavier)
Luana e Céu no supermercado. (Foto: Muriel Xavier)

Através das fotos, Anne Muriel Xavier demonstra o respeito da sociedade que é esperado pelas mães durante o período de amamentação. O assunto tão importante muitas vezes acaba gerando polêmica e discussões pela falta de informação. Por isso, durante um curso em São Paulo, a campo-grandense decidiu conhecer o mundo das mães e criar o projeto Mama.

As fotografias, em sua maioria, se dão em locais públicos de Campo Grande. Muriel sempre conversa com as mães e ouve relatos que levam à tristeza. "Às vezes é algo que gera um incomodo, sendo que isso é um direito da mulher e algo que uma vida necessita. Já teve relatos de mães que passam por constrangimento por conta de olhares como se estivessem fazendo algo de errado".

Pelas ruas de São Paulo. (Foto: Muriel Xavier)
Pelas ruas de São Paulo. (Foto: Muriel Xavier)
Em Campo Grande.  (Foto: Muriel Xavier)
Em Campo Grande. (Foto: Muriel Xavier)

Não é uma obrigação, mas a Organização Mundial de Saúde e o Ministério da Saúde recomendam que a alimentação da criança seja exclusivamente composta de leite materno, por pelo menos seis meses. A partir dessa idade, mesmo com outros alimentos, o leite materno deve continuar sendo oferecido pelo maior período de tempo possível. O motivo é simples: o leite materno tem todos os nutrientes que o bebê precisa nos primeiros meses de vida.

O ato de amamentar constitui o momento em que a criança tem os primeiros contatos com outro ser humano. Por meio dele se cria a relação de afeto com a mãe, o que também é fundamental na formação psicológica da criança.

Tímida, Muriel é contida nas palavras, mas consegue se expressar muito bem através do olhar. Ela começou a fotografar em São Paulo, quando foi fazer o curso do Fotografia por lá. "Na época eu tinha uma vizinha que era mãe e muito ligada aos assuntos como amamentação e parto humanizado. Comecei a me interessar e percebi que isso muitas vezes gera polêmica, quando é exclusivamente uma decisão da mãe", diz.

No metrô.  (Foto: Muriel Xavier)
No metrô. (Foto: Muriel Xavier)

Muriel recorda de uma reportagem que foi decisiva para dar início ao projeto. "É que uma mãe havia sido impedida de amamentar em um local público de São Paulo e aquilo mexeu muito comigo. E por isso eu comecei mostrar com as fotos que a amamentação na verdade é indispensável aos filhos. Faz parte da mulher e da vida do bebê", explica.

Ela acredita que falta conscientização de que o ato de amamentar vem carregado de afeto, amor e segurança para a vida de uma criança. "Eu percebo que há uma dificuldade de entender isso e, infelizmente, as pessoas sexualizam a amamentação, quando, na verdade, deveriam olhar como algo natural. E a mulher deve ser respeitada".

Quem quiser acompanhar o projeto fotográfico de Muriel Xavier, pode seguir a página no Facebook.

Curta o Lado B.

No terminal de ônibus. (Foto: Muriel Xavier)
No terminal de ônibus. (Foto: Muriel Xavier)
Nos siga no Google Notícias