ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 32º

Artes

Poesias viram músicas e “Amigos Cantam Guimarães Rocha” neste sábado

O evento acontece às 20h, no Clube dos Oficiais PMMS, 42 canções foram emolduradas em ritmos e estilos variados

Alana Portela | 09/11/2019 07:54
Rubenio Marcelo canta nova versão da canção "O Medo". (Foto: Divulgação)
Rubenio Marcelo canta nova versão da canção "O Medo". (Foto: Divulgação)

Transformando poesias em músicas, 22 artistas regionais se unem para lançar o CD “Amigos Cantam Guimarães Rocha”. O evento é aberto ao público e acontece hoje, às 20h, no Clube dos Oficiais da PMMS (Polícia Militar de Mato Grosso do Sul), que fica no Jardim Veraneio.

São 42 canções emolduradas em ritmos e estilos variados. “Compus e musiquei os poemas. Chamamos cantores para interpretar e a ideia foi se encorpando. Ao final, chegamos a um time seleto de artistas, muitos já experientes”, diz Maestro Galvão.

Foi ele o responsável por fazer os arranjos musicais dos trabalhos do poeta. “Penso que conseguimos uma diversidade rítmica e de estilos, fazendo com que o álbum tenha cores e sabores diversos”, afirma.

A canção “O Medo” que vai estar no projeto é uma parceria do poeta com o compositor sul-mato-grossense, Rubenio Marcelo. A canção existe há 20 anos, porém foi regravada com novos arranjos.

Guimarães “passeia” com facilidade pela literatura, com livros que vão da poesia à filosofia. (Foto: Arquivo)
Guimarães “passeia” com facilidade pela literatura, com livros que vão da poesia à filosofia. (Foto: Arquivo)

“Companheiro de longa data Guimarães Rocha, que é confrade da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras. É muito bom integrar projetos que tenham compromisso com o aspecto cultural do nosso Estado, como é o caso desse CD”, declara Rubenio.

Outro artista que participa do evento é o músico, Celito Espindola. Ele faz uma analogia das composições e da vida do poeta que inspirou o projeto. “A força da poesia e a vontade de ferro do letrista ‘Guima’ atraiu como imã dezenas de amigos”.

O poeta - Guimarães “passeia” com facilidade pela literatura, já que os livros publicados pelo autor vão da poesia à filosofia. O escritor também se equilibra, conforme explica, entre a ambiguidade de ser “policial e poeta”. “Você está combatendo o crime, com pessoas sem piedade e ser misericórdia. Por outro lado, você é humano, sensível, poeta, fala do amor, da beleza do amor e as vezes na polícia você não pode só falar do amor e da beleza do amor”.

Endereço – O Clube dos Oficiais da PMMS fica na Rua Wagner Jorge Borttoto Garcia, 2250 - Jardim Veraneio.

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram. 

Nos siga no Google Notícias