ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 25º

Artes

Procurador usa experiência do trabalho para criar mundo de ficção em livro

Mauri Riccioti lançou seu primeiro romance ano passado e agora negocia um lançamento internacional

Eduardo Fregatto | 27/06/2017 12:05
Mauri ao lado da esposa, Sandra, no lançamento do primeiro livro. (Fotos: Acervo Pessoal)
Mauri ao lado da esposa, Sandra, no lançamento do primeiro livro. (Fotos: Acervo Pessoal)

O procurador de justiça Mauri Ricciotti, de 62 anos, é figura conhecida pelo trabalho do Ministério Público Estadual de Mato Grosso do Sul, mas sempre teve vontade de se aventurar pelo mundo da ficção e literatura. Há mais de 15 anos, tentava esboçar as páginas do seu primeiro romance, o que ficava complicado diante rotina atribulada e dos conselhos que ouvia nos manuais para escritores de primeira viagem, que recomendavam um período de 3 a 4 meses exclusivos para a produção de um livro.

Foi só em 2014, quando passou a atuar na Corregedoria-Geral, que a inspiração finalmente veio, sem se importar com os horários intensos e o trabalho contínuo. “Eu precisava fugir um pouco do foco do meu trabalho e busquei escrever nas horas vagas: finais de semana, durante à noite”, relata Mauri. “Contrariei as recomendações e consegui escrever mesmo com o estresse inerente à Corregedoria. Na verdade, isso até me estimulou”, avalia.

Capa do primeiro romance escrito pelo procurador.
Capa do primeiro romance escrito pelo procurador.

Toda a criatividade e esforço resultaram no livro “Um Encontro em Amsterdã”, um thriller de máfias que envolve romance e perseguição. A narrativa gira em torno da rixa das famílias mafiosas Sardelli e Romagnoli, após um encontro, no Aeroporto Schiphol, em Amsterdã, de Robert e Giovanna. A sinopse promete ao leitor muitas surpresas, entre deslizes e acobertamentos de condutas, a clausura de uma jovem mãe privada de seu filho, bem como tragédias e rancores que moldam os personagens.

Este primeiro romance de Mauri foi lançado em agosto do ano passado, na 24ª Bienal Internacional do Livro, em São Paulo, pela Editora Scortecci. Agora, a obra pode ganhar as prateleiras da Europa. Mauri está negociando o lançamento de “Um Encontro em Amsterdã” em uma livraria de Portugal, da Editora Chiado, famosa por popularizar títulos nos países europeus, de língua inglesa, e africanos, de língua portuguesa, em formato físico e digital. Uma versão em inglês do thriller já está sendo revisada.

“Eu contratei uma empresa, de São Paulo, especializada em traduzir para o inglês, e agora estou revisando com um revisor local. Quero publicar um livro que tenha qualidade”, destaca Mauri.

Mauri utilizou a experiência como Procurador para desenvolver trama.
Mauri utilizou a experiência como Procurador para desenvolver trama.

Para quem quiser adquirir “Um Encontro em Amsterdã”, a obra está disponível na Livraria Cultura, clicando no link.

Atormentado – O autor ressalta como os momentos caóticos e de estresse emocional podem gerar grandes inspirações artísticas.

De volta à Procuradoria, Mauri diz que agora sente mais dificuldades para colocar as ideias no papel. “Hoje estou em uma zona de conforto. O [ator, dramaturgo e escritor] Juca Oliveira diz que você precisa estar indignado para escrever, precisa estar atormentado com alguma coisa. Eu estou procurando ficar atormentado”, brinca.

As pessoas que já leram o thriller sempre voltam com elogios, o que dá estímulo para o Procurador continuar suas criações. Ele está escrevendo um próximo livro, sem conexão com o primeiro, que também abordará um mundo de crimes e emoções. Um terceiro, dessa vez com o Brasil como cenário, também está nos planos. “Já estou com essa outra história se desenvolvendo na minha cabeça. É bastante estimulante”, diz o Procurador e, agora, escritor de Mato Grosso do Sul.

Curta o Lado B no Facebook.

Nos siga no Google Notícias