ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 31º

Artes

Sem revelar nome, Bêbados Habilidosos retorna ao palco com nova formação

Paula Maciulevicius | 27/04/2017 07:25
Banda faz mistério e diz que só vai revelar vocalista em show dia 27 de maio. (Foto: Alexis Prappas)
Banda faz mistério e diz que só vai revelar vocalista em show dia 27 de maio. (Foto: Alexis Prappas)

Foi depois de ver a casa cheia para o tributo a Renato Fernandes, em fevereiro deste ano, que os integrantes da banda Bêbados Habilidosos perceberam que era hora de voltar aos palcos. Daqui um mês, eles fazem o primeiro show com o novo vocalista, cujo nome prometem revelar só na apresentação.

Em clima de suspense, a banda é categórica ao afirmar que escolheu alguém para dar continuidade ao projeto, com personalidade própria, já que ninguém pode substituir Renato. Bêbados Habilidosos já tinha anunciado o fim, no meio da gravação de um disco, em junho de 2014, depois de 24 anos como referência do blues e, no ano seguinte, choraram o último blues de Renato, com a morte do compositor.  

À época, os músicos chegaram a falar que estudavam uma volta, mas que, sem Renato, eles ficariam mesmo na história.

Renato, vocalista, não será "substituído", garante a banda. Músico morreu em 2015.
Renato, vocalista, não será "substituído", garante a banda. Músico morreu em 2015.

Contra-baixista, Marcelo Rezende, que esteve de 1994 até o final dos Bêbados e agora se prepara para o retorno, já estava em outros trabalhos e não considerava a ideia. "Houve muita insistência. O Rodrigo (guitarrista) e o Erik (baterista) que são os responsáveis, partiu deles", conta.

Quando os músicos viram que a saudade vinha também do público e não se resumia só a eles, conseguiram sensibilizar Marcelo. "Vi que tinha tanta gente interessada em continuar nos ouvindo e que muita gente sentia falta do Renato. Não tem como desvincular dele, que foi uma figura emblemática", explica Marcelo. Antes de anunciarem o fim, a banda tinha show marcado até no Amapá.

Baterista Erik Artioli, que está há 11 anos na banda, descreve a conversa que teve com o guitarrista Rodrigo. "A banda Bêbados Habilidosos está aí. A gente não tem o Renatão, mas vamos arrumar alguém, não para substituí-lo, mas para dar continuidade e quem sabe compor novas músicas".

A ideia veio tomando forma desde fevereiro e os integrantes chegaram a ouvir algumas interpretações de candidatos até darem o veredito. "Não vai rolar aquele negócio de imitação. Muito pelo contrário, é totalmente diferente", frisa Erik, hoje com 33 anos. 

A banda sabe da responsabilidade que o vocalista terá, mas encara a volta como objetivo de tocar as músicas, sem deixar o povo esquecer do Bêbados. "Tem um monte de banda que toca a gente. Em Curitiba mesmo tem uma que só toca Bêbados. Então por que nós não podemos voltar?" questiona o baterista.

Dois dos discos deles estão no Spotify - Envelhecido 12 anos e Embriagados ao vivo - e, segundo os integrantes, uma conversa já foi feita com a filha de Renato para o repasse dos direitos autorais. "As letras nunca vão morrer. Vamos continuar tocando elas para sempre", completa Erik.

O último disco do Bêbados não chegou a sair e a grana dos shows da volta será para finalizá-lo. As músicas são consideradas inéditas por não terem sido gravadas ainda, mas já foram tocadas para o público. 

O show de apresentação do novo vocalista será dia 27 de maio, no Blues Bar e os ingressos começam a ser vendidos a partir do dia 1º. Os postos de venda serão anunciados pela página da banda no Facebook.

Sobre quem assume o vocal, os músicos se limitam a dizer que, nos testes, "ele foi super bem, é uma pessoa bacana para caramba", diz o contra-baixista. No repertório, eles pensam em já trabalhar novas músicas e, do primeiro ensaio, o guitarrista trouxe uma composição que ainda deve receber a letra. 

"É uma sequência. A gente sabe que vai existir comparação, mas repito: o Renato era uma figura emblemática e vida que segue", finaliza Marcelo.

Bêbados surgiu a partir da banda Blues Band, em 1990. A primeira oficialmente do gênero pelas bandas de Mato Grosso do Sul. Anos depois, ela se dividiu entre Bêbados Habilidosos e o Bando do Velho Jack.

A descrição da página ainda não foi atualizada, mas a formação será com Rodrigo Paiva na guitarra, Marcelo Rezende no contra-baixo, Júlio Bellucci no sax e Erik Artioli na bateria. 

Curta o Lado B no Facebook

Bêbados decidiram voltar depois de anunciarem fim da banda em 2014. (Foto: Alexis Prappas)
Bêbados decidiram voltar depois de anunciarem fim da banda em 2014. (Foto: Alexis Prappas)
Nos siga no Google Notícias