ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Artes

Violeira Helena Meirelles é homenageada em evento de música de São Paulo

Esta é a primeira edição do Women's Music Event Awards e além da violeira Rita Lee também será homenageada

Lucas Arruda | 31/10/2017 16:24
Em 2014 foi produzido o documentário "Flor de Guavira" sobre a vida e obra da violeira (Foto: Arquivo)
Em 2014 foi produzido o documentário "Flor de Guavira" sobre a vida e obra da violeira (Foto: Arquivo)

No dia 28 de novembro em São Paulo acontece a primeira edição do Women's Music Event Awards, cerimônia voltada às mulheres do mundo da música. A violeira sul-mato-grossense Helena Meirelles receberá uma homenagem póstuma da premiação, que também homenageia os 50 anos de carreira da cantora Rita Lee.

A premiação é dividida em três partes: voto popular, júri técnico e conjunto da obra. Entre as indicadas estão artistas como Anitta, Karol Conká (com quatro nomeações cada) e Elza Soares (com três). Também são indicadas mulheres trans, como Linn da Quebrada e As Bahias da Cozinha Mineira.

Helena Meirelles foi uma violeira, cantora e compositora, que nasceu em em 1924 em Bataguassu, distante 335km de Campo Grande, reconhecida mundialmente por seu talento como tocadora da viola caipira, tendo sido eleita uma das 100 melhores instrumentistas do mundo pela revista Rolling Stone em 1993, por sua atuação nas violas de seis, oito, dez e doze cordas.

Em 2012 foi incluída pela mesma revista na lista dos 30 maiores ícones brasileiros da guitarra e do violão. Ela faleceu em 2005, no interior de São Paulo. Em 2014 foi produzido o documentário “Flor de Guavira” sobre a vida e obra de Helena.

Acompanhe o Lado B no Facebook e no Instagram.

Nos siga no Google Notícias