ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Artes

Show erudito mistura jazz, chorinho e polca no som do violão

Mariana Lopes | 03/09/2012 08:19
Carlos Alfeu apresenta o show “Pinho Marfim” na próxima quarta-feira (Foto: Divulgação)
Carlos Alfeu apresenta o show “Pinho Marfim” na próxima quarta-feira (Foto: Divulgação)

O público, o palco, o violão, alguns músicos convidados e um repertório seleto da música brasileira. Com este cenário, o violonista Carlos Alfeu apresenta o show “Pinho Marfim”, na próxima quarta-feira (5), às 20h, no Teatro Aracy Balabanian, no projeto “Quarta Erudita”. No repertório uma mistura de música brasileira, americana e paraguaia.

Compositores americanos, na mesma época do início do samba, choro e do próprio violão instrumental no Brasil, estavam fazendo nascer o jazz nos Estados Unidos. Muitas vezes descritos como estilos parecidos, jazz e chorinho nasceram na mesma época, com diferentes raízes, mas ambos se inclinando à improvisação.

Assim, será apresentado também Polca Paraguaia e Chamamé, unindo a importância do paraguaio Barrios para o país, com os estilos que influenciaram fortemente a cultura musical sul-mato-grossense.

Com aproximadamente 45 minutos de show, a concerto tem entrada franca e a participação especial do Maestro Eduardo Martinelli no violão de 7 cordas, Ivan Cruz no bandolim e Uigor Neves no pandeiro.

O músico-Formado em Música pela UFMS, foi integrante do primeiro violão do Quarteto Braziliano de violões, em Mato Grosso do Sul e outros estados, e participou do Grupo Aves Pantaneiras, divulgando músicas sul-mato-grossenses de raiz.

Carlos Alfeu participou, com formação peculiar entre violão e guitarra semi-acústica, do resgate da música brasileira instrumental com o músico Marcos Assunção em apresentações como Festival de Inverno de Bonito e Som da Concha em 2008.

Como violonista acompanhou junto à Orquestra Sinfônica Municipal, na regência do Maestro Eduardo Martinelli um concerto para a passagem do escritor Ariano Suassuana pela cidade de Campo Grande em 2010.

Também com a Orquestra integrou a banda de apoio no Concerto Morena - Encontro com a Música Clássica em 2010. Em 2011, apresentou na Tv Imaculada o trabalho solo “Pinho Marfim”. Atualmente participa como violonista do projeto “Descendo Sarrafo”, contemplado pelo Programa Nacional Petrobrás Cultural, com o regional “Choro Opus Trio”.

Como solista, Carlos Alfeu traz o violão brasileiro e jazzístico, além de passar pela história dos estilos que influenciaram a música sul-mato-grossense.

Nos siga no Google Notícias