ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 23º

Comportamento

Apaixonado pela cidade, arquiteto tatua no braço arara, obelisco e relógio da 14

Paula Maciulevicius | 19/09/2014 06:26
Posição que deu origem à composição. Arara vai unificar as tatuagens. (Foto: Thiago Faustino)
Posição que deu origem à composição. Arara vai unificar as tatuagens. (Foto: Thiago Faustino)

Não foram as primeiras e nem serão as últimas tatuagens, mas passar da temática japonesa para pontos turísticos regionais foi uma mudança e tanto. Para homenagear Campo Grande, o arquiteto Thiago Faustino, de 28 anos, escolheu três itens que são a cara da cidade: arara, obelisco e o relógio da 14 para desenhar no braço. Elas ainda não estão prontas e pelo visto podem ganhar mais elementos.

"Para mim é como uma arte viva que já passou por várias propostas diferentes até chegar a que está sendo desenvolvida em meu braço", explica ao Lado B. Ao numerar as tatuagens ele faz questão de pontuar que "até o momento" são só essas.

Depois da fase japonesa, ele quis criar uma tatuagem que fosse única e o representasse melhor, com o pensamento focado em não seguir estilos conhecidos. Pela profissão, a primeira ideia era de fazer algum edifício antigo de Campo Grande e o obelisco. "Fiz o desenho e passado um tempo resolvi que seria no braço, somente o obelisco em forma de pintura imitando aquarela com a frase de Manoel de Barros: "Livre para o silêncio das formas e cores", justifica.

Arquiteto ainda não sabe como a tatuagem será finalizada. Por enquanto estão obelisco de um lado, relógio do outro e arara no centro. (Foto: Arquivo Pessoal)
Arquiteto ainda não sabe como a tatuagem será finalizada. Por enquanto estão obelisco de um lado, relógio do outro e arara no centro. (Foto: Arquivo Pessoal)

Nascido e criado em Campo Grande, foi esta a forma encontrada por ele de homenagear a cidade e também a profissão. Feito o desenho original, Thiago foi até o estúdio do tatuador Kallel, mas mudou de ideia e da primeira sessão, em abril, saiu só com o obelisco tatuado, sem frase e nem pintura.

Passados dois meses, ele resolveu que o desenho podia ganhar outros ícones arquitetônicos de Campo Grande. O próximo passo foi o relógio da 14. O detalhe ficou por conta dos marcadores, os ponteiros foram a última coisa feita pelo tatuador para que Thiago decidisse que horário teria gravado na pele. "Decidi que seria a hora do meu nascimento, 7h45 e curiosamente também coincidiu de ser a hora exata em que ele concluía a tatuagem, às 7h45", conta.

Agora em setembro, a cabeça de Thiago começou novamente a arquitetar outra tattoo, composição para unificar as duas primeiras. Ele chegou a pensar que o Hotel Gaspar ou o Edifício José Abrão, marcos arquitetônicos, pudessem atender à proposta ou ainda os extintos cinemas Alhambra e Santa Helena, mas desistiu porque queria seguir a tendência de ser preto e branco.

A inspiração veio no caminho para o trabalho, enquanto esperava o semáforo abrir na Rua Dom Aquino. "Estava observando a Praça das Araras e percebi que era por aquele caminho que deveria ir a minha tatuagem", narra. Na última sexta, ele iniciou o processo da unificação usando a praça como referência. "Escolhemos uma posição da praça, e para dar mais vida ao desenho, selecionamos imagens de araras reais em posições muito semelhantes para servir de moldura para os outros desenhos da composição", sustenta Thiago.

O arquiteto ainda não sabe, ao certo, como e quando a tatuagem será finalizada. Entre as possibilidades estão fechar o desenho com um ipê e uma simulação do pôr do sol de Campo Grande, que costuma chamar a atenção dos turistas. "Por conta do tamanho das araras, a proposta está em aberto e tomando novo rumo. Tenho o lado interno deste braço como uma tela em branco e com certeza irá fazer parte do original, mas isso ao futuro pertence, no momento o foco é finalizar o que eu já tenho como certo", descreve.

Nos siga no Google Notícias